Dicas de Mulher Dicas de Beleza

8 hábitos diários que podem estar danificando seus cabelos

A visita ao cabeleireiro é importante, mas os cuidados diários fazem toda a diferença no seu cabelo. Confira alguns hábitos que devem ser abandonados hoje mesmo

em 13/03/2017

Foto: iStock

A maior parte das mulheres está sempre preocupada com o cabelo: queremos mais brilho, disfarçar os brancos, mais ou menos volume, mais força para os fios…

Seja qual for o nosso desejo, estamos constantemente buscando novos produtos para tratar os fios e contamos os dias para a próxima visita ao salão de beleza.

É fato também que pensamos muitas vezes antes de descolorir o cabelo, fazer uma escova progressiva ou aplicar qualquer outro tipo de química, pois sabemos que esses procedimentos podem danificar os fios.

Apesar disso, às vezes não prestamos tanta atenção assim a hábitos corriqueiros e que também podem prejudicar o cabelo. Confira a lista e atente-se à frequência com que realiza cada item da lista:

1. Usar rabo de cavalo muito apertado

Foto: iStock

É bastante desconfortável ficar com o cabelo grudando no rosto quando fazemos exercício, por isso, muitas vezes, prendemos os fios com toda a força do mundo em um rabo de cavalo.

Esse hábito, porém, pode marcar e arrebentar os fios. A dica para evitar os danos é amarrar os cabelos deixando espaço para inserir um dedo entre eles e o elástico.

2. Usar produtos com silicone

Foto: iStock

Pois é: pois mais que os shampoos, condicionadores e cremes para pentear com silicone aparentemente deixem o cabelo mais macio, na verdade eles acabam desidratando os fios.

O efeito de maciez é apenas passageiro, e cada vez você vai precisar usar mais produto para obtê-lo. Prefira produtos à base de óleos e extratos vegetais.

3. Lavar o cabelo com água quente

Foto: iStock

Se você já jogou água quente para tirar gordura da louça, deve imaginar que o efeito no cabelo é o mesmo.

Você pode usar água morna para lavar o cabelo, mas o enxágue deve ser feito com água fria. Se a temperatura ambiente não ajudar, você pode tomar seu banho normalmente e enxaguar os cabelos na pia com água gelada.

4. Escovar os cabelos molhados

Foto: iStock

Escovar os cabelos molhados é a maneira mais fácil de quebrar seus fios. Se você realmente precisa fazer isso, previna-se com uma quantidade de creme para pentear e escove os fios delicadamente.

5. Escovar demais

Foto: iStock

Aquela velha história de escovar os cabelos 100 vezes todos os dias para que eles fiquem mais resistentes e brilhantes não passa de mito – e você pode acabar com o cabelo todo quebrado.

Em vez disso, misture um copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e coloque em um frasco com spray. Aplique a mistura no cabelo, massageie e enxágue. O resultado será um cabelo desembaraçado, hidratado e brilhante.

6. Usar muito shampoo a seco

Foto: iStock

O shampoo a seco pode ser muito prático quando você não tem tempo de lavar o cabelo de forma tradicional, mas precisa remover um pouco da oleosidade urgente.

O problema é que, se ele for usado com muita frequência, pode acabar entupindo os poros, prejudicando o crescimento e causando inflamações no couro cabeludo. Além disso, ele pode ressecar os fios.

7. Fazer penteados com o cabelo úmido

Foto: iStock

Arrumar o cabelo com os fios úmidos pode enfraquecer seus fios, ainda mais se você utilizar a chapinha. O melhor a fazer é investir alguns minutos a mais no uso do secador antes de pentear.

8. Desembaraçar o cabelo começando pela raiz

Foto: iStock

A forma correta de se desembaraçar o cabelo é começando pelas pontas, e depois subir em direção à raiz.

Se você fizer isso no outro sentido, vai acabar arrancando muitos fios desnecessariamente, pois o pente vai enroscar em todos os nós que ainda restarem no comprimento do cabelo.

Além dessas dicas, para manter um cabelo saudável é necessário ter uma alimentação equilibrada e beber muita água. Caso seu cabelo esteja muito danificado, experimente recorrer a um cronograma capilar para recuperá-lo.

Comentários
Dicas relacionadas