Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Moda

Guia de estampas

Confira nosso glossário fashion e saiba mais sobre as principais estampas da moda

em 17/11/2011

Entra temporada, sai temporada, as estampas sempre aparecem como destaques entre as tendências que deixam roupas, calçados e acessórios cheios de estilo. O fato é que existe uma infinidades de estampas que muita gente usa, escuta os nomes por aí, mas não sabe o que é.

Por isso, selecionamos algumas delas e montamos um guia para você saber mais sobre a história e conhecer melhor estampas clássicas da moda.

Risca de Giz: Tecido com riscas finas, em um intervalo regular que pode ir de poucos milímetros até dois centímetros. Geralmente as riscas são claras em um fundo escuro. Ficou conhecida por ser usada nos ternos dos gângsteres americanos nas décadas de 1920 e 1930 e hoje, é comum também nas roupas femininas.

Pettit-Pois: Polka dots ou poá também são nomes dados à famosa estampa de bolinhas que foi muito usada nos anos 50 e a cada estação reaparece nas coleções.

Pied-de-Poule: De origem francesa, significa “pé de galinha”. É um xadrez diferente com as pontinhas mais alongadas, muito usado em tecidos pesados e nos casacões. Mais conhecido com a combinação de preto e branco, mas pode aparecer em diversas versões e ter tamanhos variados.

Pied-de-Coq: Tecido com padronagem maior do que o Pied-de-Poule. Em francês, significa “pé de galo”.

Liberty: Estampa floral, com desenhos pequenos, que pode ter fundo claro ou escuro. Faz sucesso entre as mulheres desde 1875, quando o empresário britânico Arthur Liberty abriu uma loja no centro de Londres e estampava os tecidos a mão com desenhos de florzinhas. Hoje, são mais de 500 tipos de padronagens florais comercializadas por todo o mundo.

Animal Print: Estampas que imitam a pele de animais como onça, zebra, cobra, leopardo, girafa, entre outros.

Paisley: Estampa com desenhos de folhas com pontas, curvas e tamanhos diferentes. Antes conhecido por cashmere, se tornou um dos símbolos da moda hippie nos anos 70.

Xadrez Vichy: Estampa xadrez com duas cores, considerado o que mais tem a cara do verão. Pode ter tamanhos variados e combina com tecidos levinhos. O xadrez vichy ficou famoso nos anos 50, quando Brigitte Bardot usou um vestido com essa estampa em seu casamento.

Xadrez Príncipe de Gales: Tipo de xadrez clássico, batizado com esse nome porque foi desenhado para as roupas de caça do Rei Eduardo VII quando príncipe da Inglaterra.

Xadrez Burberry: Esse xadrez é usado no forro dos casacos da Burberry, por isso a estampa leva o nome da marca. Muito usado em guarda-chuvas, lenços e peças de linha e lã.

Xadrez Tartã: Surgiu na Escócia como estampa de um tecido leve de lã, por isso também é conhecido como xadrez escocês. É composto por listras e barras de tamanhos e cores idênticas misturados, resultando em um efeito xadrez com diferentes tonalidades.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas