Dicas de Mulher Dicas de Moda

Guia das festas: como se produzir para cada ocasião

Conhecer o dress code e priorizar o conforto são dicas chave para acertar na produção para diferentes eventos sociais

em 14/08/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Festas e eventos requintados não são tão rotineiros para a maioria das pessoas, então é normal que as dúvidas apareçam quando essas ocasiões surgem na agenda. Para auxiliar os convidados, pode ser que a organização determine um dress code, mas há casos em que não é possível saber tão facilmente qual linha a produção deve seguir.

Quando há indicação do tipo de traje, é fundamental que os convidados se preocupem em estar de acordo com o convite. A consultora de imagem e estilo Clarice Dewes explica que essa é uma maneira de garantir conforto a todos os presentes, porque assim as chances de alguém se vestir de maneira inadequada para o evento são menores.

Por outro lado, também é possível se vestir bem mesmo que o dress code não tenha sido estabelecido pelos anfitriões, “para você montar um look para uma ocasião que não especifica o tipo de traje que deve ser usado, é necessário se atentar a alguns pontos como o horário e local do evento”, orienta a estilista Isabella Narchi.

A partir das dicas das especialistas, você pode garantir que vai arrasar em qualquer ocasião, seja você a mãe da noiva ou a convidada da debutante!

Como se vestir para festa de 15 anos

Tradicionalmente, as festas de 15 anos tinham a função de apresentar as meninas à sociedade. Hoje em dia, as comemorações são mais modernas e menos compromissadas com esse costume, o que permite que os eventos sejam adaptados ao estilo e ao gosto pessoal das aniversariantes, seja para torná-los mais simples ou para investir em uma noite cheia de glamour.

Debutante

Segundo Clarice, a debutante deve apostar em um vestido no qual se sinta confortável e à vontade, pois todos os olhares da festa serão direcionados a ela. “O que vale aqui é que o vestido seja feito com tecidos sofisticados, que acompanhem o estilo da ocasião”, esclarece ao dizer que não há indicações específicas quanto ao comprimento da roupa.

No entanto, apesar desse rompimento com a tradição, ainda é importante que a aniversariante tenha cuidado com alguns aspectos de sua vestimenta, sendo válido evitar “decotes exagerados, babados ou laços enormes que acabem escondendo a beleza de uma menina de 15 anos”. Além disso, a consultora afirma que pode ser “um mico combinar o vestido com a decoração da festa, já que é a garota quem deve se destacar”.

Convidada

Foto: Reprodução / Pequena Notável | Bia Borges | Glam4You

Foto: Reprodução / Pequena Notável | Bia Borges | Glam4You

Para festas de 15 anos, o dress code pode variar do esporte fino ao black tie, por isso é importante seguir a indicação do convite. No primeiro caso, é possível usar tanto vestidos quanto conjuntos de blusa com saia ou calça, o maior cuidado deve ser na escolha do tecido, que precisa ser sofisticado.

Os trajes de passeio completo ou black tie, por sua vez, exigem uma produção mais bem elaborada, permitindo brilho, decote, transparências e salto alto. Na última indicação, que é mais requintada, a consultora recomenda cuidado dobrado para o uso de vestidos curtos e sugere peças com bordados, bolsas pequenas e joias poderosas.

Como se vestir para casamento

Por conta da grande variedade de estilos e tradições das cerimônias, é comum que surjam dúvidas na hora de se arrumar para algum casamento. Além das recomendações gerais, que dizem respeito ao local, horário e do próprio dress code do convite, também há outros cuidados que podem ajudar a evitar gafes, como “nunca usar roupas muito claras ou, no caso das madrinhas, vestidos escuros”, exemplifica Isabella.

Madrinha

Foto: Reprodução / Just Lia | Mixed In | Fernanda Sollito

Foto: Reprodução / Just Lia | Mixed In | Fernanda Sollito

Normalmente, as madrinhas devem usar vestidos longos em casamentos, mas há casos em que a noiva especifica outros comprimentos ou até mesmo os modelos e cores dos trajes. Por isso, a dica de Clarice é que essas convidadas de honra sempre conversem com a noiva antes da escolha final e, conforme lembra Isabella, optem por tons muito escuros apenas se essa for a vontade da anfitriã.

Mãe da noiva

Foto: Reprodução / Alinne Rosa | Constance Zahn | Casando em BH

Foto: Reprodução / Alinne Rosa | Constance Zahn | Casando em BH

Assim como pode acontecer com as madrinhas, é possível que a mãe da noiva também tenha seu modelo de vestido especificado pela anfitriã. Caso contrário, Clarice recomenda cuidado para que a produção da matriarca não seja ofuscada pelas demais: “ela deve se destacar das convidadas, usar modelos elegantes e sofisticados para a ocasião”, pontua.

Convidada

Também para as convidadas, Isabella afirma ser necessário o cuidado com a escolha da cor do vestido, que pode ser curto ou longuete. Outros pontos são citados pela consultora de imagem: para cerimônias com festa, é mais interessante priorizar o conforto para que a produção não atrapalhe a diversão, por isso “evite roupas muitos justas, decotes ou alças que insistem em sair do lugar”.

Como se vestir para formatura

Hoje em dia, é comum que as formaturas sejam divididas em vários dias, com jantares, bailes e colação de grau. Nesses casos, cada um dos eventos pode exigir um dress code diferente, por isso é muito importante que as dicas gerais para cada estilo de traje sejam seguidas.

Formanda

“Em casos de bailes de gala, as formandas podem dar preferência para os longos, pois elas são o destaque da noite”, define Clarice. Para essa ocasião, o ideal é que peças e tecidos descontraídos demais sejam evitados, dando lugar a materiais nobres e sandálias de tiras e saltos finos.

Madrinha de formatura

É importante que as madrinhas de formatura conciliem suas produções com as das formandas, de modo que as anfitriãs não sejam ofuscadas. O ideal é optar por vestidos longos ou longuetes sem muitos detalhes como brilhos ou bordados.

Convidada

Embora as convidadas da formatura possam apostar em vestidos curtos, a consultora de imagem sugere que os mesmos aspectos, como a preferência por tecidos sofisticados e peças menos descontraídas, sejam observados pela mulher. “Uma coisa que as convidadas não precisam investir tanto, por exemplo, é no penteado bem elaborado. Cabelos mais simples, com algum acessório ou maquiagem poderosa, podem ficar super adequados”, finaliza.

Onde comprar vestidos de festa

Há diversos modelos de vestidos que podem ser usados nessas ocasiões e podem facilmente ser encontradas em lojas especializadas da sua cidade ou mesmo na internet. Antes de fazer a sua escolha, porém, é importante analisar se a peça está bem ajustada ao seu corpo e não limitará seus movimentos, de modo que o conforto e a diversão sejam garantidos!

5 combinações para facilitar sua produção

  1. Vestidos bordados ou com rendas e aplicações: prefira usar acessórios mais discretos e aposte em uma clutch lisa;
  2. Vestidos de paetê: a sugestão é usar uma sandália sem brilhos e sem muitos detalhes, desta forma você contrapõe a informação do vestido com a da sandália;
  3. Vestidos neutros e sem estampas: você pode investir em uma maquiagem mais marcante – como um batom pink, vinho ou vermelho – e combinar com acessórios de mais peso, mas de forma equilibrada para não exagerar na produção;
  4. Vestidos coloridos: aposte em maquiagens neutras, como um esfumadinho marrom ou preto e boca rosa clarinho ou nude;
  5. Vestidos estampados: o ideal é investir em sapato neutro, como uma sandália nude ou que seja da mesma cor de um dos itens da estampa. O mesmo vale para a clutch, só que é interessante não “combinar” a bolsa e o sapato da mesma cor.

Em geral, basta usar uma regra que funciona para a maioria dos casos: se o vestido é mais chamativo, o restante deve ser mais neutro e se o vestido é neutro, os acessórios, o sapato e a maquiagem podem ser mais ousados. Porém, tudo vai depender muito do seu gosto pessoal, da ocasião, do tipo de evento e o que você representa nele e também dos acessórios que você já possui.

Inspirações

A verdade é que todo mundo quer fazer bonito nessas ocasiões especiais. Para tanto, um ótimo truque é o de se inspirar nas produções de mulheres que arrasam em eventos sociais e apostar em looks que lhe deixem confortável e autoconfiante! Veja como as blogueiras se produzem para festas de 15 anos, formaturas e casamentos.

Em caso de dúvidas, a estilista Isabella Narchi dá a dica: “vale sempre apostar em alguma roupa mais clássica e básica, pois assim o erro pode ser evitado”. Quando o dress code não for estabelecido pela organização da festa, cores mais neutras, estilos atemporais e a análise do local e do horário do evento são as maneiras mais assertivas de arrasar no look!

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas