Como usar gola laço

As golas laço caíram no gosto feminino e prometem permanecer em alta durante as próximas temporadas

Por Selena Escher
Atualizado em 06/06/2012 16:58
gola laco Como usar gola laço

Foto: Reprodução

As camisas com gola laço, conhecidas também como “pussy bow blouse”, invadiram o guarda-roupa feminino e estão presentes nas coleções de grandes grifes como Marc by Marc Jacobs, Moschino Cheap and Chic, Brioni e Jason Wu. A gola laço, forte referência aos anos de 1970, normalmente vem acompanhada de camisas de seda ou cetim.

Sofisticado, o detalhe tem como característica quebrar a seriedade da peça, dotando-a de feminilidade. Além do que, golas laço são ideais para produzir looks mais formais de trabalho: invista em peças de alfaiataria combinadas ao salto médio quadrado. Opte por brincos pequenos para que não entrem em conflito com o detalhe da gola.

Usar camisas de gola laço com peças de estilo e tecidos distintos compõe looks irreverentes. Versátil, podem e devem ser usadas em combinações hi-lo, ou seja, peças básicas aliadas às sofisticadas. Combine assim, camisas gola laço ao jeans e sapatilhas. Todavia, o modelo laço pode fazer par também à composições lady like quando coordenados a calças de alfaiataria, cós alto e saias midi.

A tendência setentinha, por sua vez, aparece em camisas de mangas longas ou curtas, em tecidos nobres de ótimo caimento, e pode ser adotada segundo a tendência quando aliada aos tons de vermelho e coral, tal como às estampas – como no xadrez, listras, animal print e poás – ou às sóbrias tonalidades do off-white, branco e preto.

A versatilidade da gola, entretanto, está na forma com que se faz a amarração do laço. As duas tiras de tecido que saem da altura do pescoço podem formar um semilaço, um laçarote pomposo, um nó ou simplesmente serem usadas soltas. Seja qual for a maneira adotada, é destaque para o inverno 2012 e promete se manter em alta durante o verão 2013.

Dicas para adequar a gola à silhueta

Mulheres de todas as idades estão aptas a usar peças com golas laço. As de ombros estreitos ou seios pequenos podem abusar dos grandes laçarotes. Neste caso, quanto mais volume, melhor. Ao avolumar a parte superior do corpo, ombros e quadris se equilibram, criando a ilusão de que os seios são maiores.

Mulheres de seios grandes ou ombros largos, contudo, podem usar a gola laço, mas preferencialmente devem optar pelo devote “V”, com laços menores, tal como optar por usar a fita solta, fazendo apenas um nó para juntar as pontas ao centro do corpo, criando assim uma linha vertical com o intuito de alongar a silhueta e não criar volume nos ombros ou na região dos seios.