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12 frutas com poucas calorias para você comer à vontade

Conheça saborosas opções de frutas para comer sem sair da dieta, e aprenda um pouco sobre os benefícios de seu consumo frequente

em 05/09/2016

Foto: Getty Images

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Não importante se o assunto é a dieta da moda, ou mesmo uma reeducação alimentar, as frutas são presença constantes nos cardápios para quem deseja perder peso e comer mais saudavelmente. Algumas são inclusive conhecidas como frutas que emagrecem, devido a ajudar em saciar a fome e a desintoxicar o organismo.

Segundo o nutrólogo Dr. Hugo Coelho Neves, estas possuem extrema importância em seu consumo regular, já que são ótimas fontes de micronutrientes (vitaminas e minerais), antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis. Para ele, quando consumidas diariamente e de acordo com o biótipo individual, as frutas trazem diversos benefícios tanto físico, como o aumento da disposição, a melhora sa qualidade da digestão e uma ação anti-inflamatória, quanto mental, podendo auxiliar no controle da resposta ao estresse diário e elevando a sensação de bem-estar.

O médico revela que cada pessoa possui um biótipo específico, o qual apresenta sabores que devem ser predominantes e outros que devem ser evitados. “Com isso, variar entre os sabores benéficos ao seu organismo ajudará não só a fugir da monotonia (grande problema à médio e longo prazo de seu consumo) como também irá aproveitar as substâncias saudáveis disponíveis dentre uma boa variedade de frutas”, explica.

Apesar de evitar cair na rotina, o profissional alerta que ao variar as formas de seu consumo, pode-se perder fibras e nutrientes destas frutas, como ao preparar um suco, por exemplo. Para ele, o ideal é consumi-las em seu estado original, aproveitando ao máximo seus benefícios. “Caso seja necessário a utilização em outras formas, por exemplo para ajudar a ingestão de certas frutas por crianças, vale adicionar uma boa fonte de fibra (por exemplo, farinha de coco) no suco”, ensina.

12 frutas com poucas calorias para você comer sem medo

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Vale frisar que apesar de ser uma boa opção de consumo dentro da dieta, algumas frutas são ricas em calorias, podendo atrapalhar a perda de peso desejada. Por isso, confira abaixo uma listagem com frutas de baia caloria para você saborear sem culpa:

1. Limão (12 calorias/unidade)

Dentre os benefícios desta fruta, pode-se citar a desintoxicação geral do organismo, a melhora a circulação sanguínea periférica, a ação digestiva e alcalinizante, o auxílio do aumento da imunidade, a ação antioxidante e anti-inflamatória.

2. Melancia (24 calorias/100g)

Esta fruta possui ação diurética, ajuda a aumentar a imunidade, possui ação antioxidante, melhora a circulação sanguínea periférica e melhora o perfil lipídico.

3. Mamão (36 calorias/100g)

O mamão possui ação digestiva, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, melhorar o perfil lipídico e ajudar a diminuir as cólicas menstruais.

4. Caju (37 calorias/100g)

Dentre os benefícios desta fruta, podemos citar o aumento da imunidade, sua ação diurética, além da ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionados pelo seu consumo.

5. Morango (43 calorias/100g)

O morango possui efeito calmante, ajudando a aumentar o apetite, além de ser diurético, possuindo ação digestiva, anti-inflamatória, antioxidante e ajudar a aumentar a imunidade.

6. Goiaba vermelha (43 calorias/100g)

Esta fruta é conhecida por auxiliar na perda de peso, melhorar o perfil lipídico, além de ajudar no bom funcionamento do intestino e aumentar a imunidade.

7. Laranja (46 calorias/100g)

Dentre seus benefícios podemos encontrar o aumento do apetite, o auxílio na digestão, melhora da imunidade, ação antioxidante, anti-inflamatória e energizante, além da melhora na circulação sanguínea periférica.

8. Tangerina (50 calorias/100g)

A tangerina ajudar a modular processos inflamatórios, além de promover a desintoxicação geral do organismo e aumentar a imunidade, se consumida frequentemente.

9. Abacaxi (50 calorias/80g)

O abacaxi possui ótima ação digestiva, calmante, além da ação diurética e depurativa, ainda aumenta a imunidade e estimula o apetite.

10. Banana prata (55 calorias/unidade)

Dentre os benefícios da banana prata encontramos a desintoxicação geral do organismo, o auxílio na recuperação da flora intestinal, além de ser alcalinizante e possuir ação anti-inflamatória.

11. Pera (68 calorias/unidade)

A pera possui ação calmante e digestiva. Além disso, ainda auxilia no aumento da imunidade, no bom funcionamento do intestino e na mineralização óssea.

12. Maçã vermelha (85 calorias/unidade)

Pode-se citar dentre os benefícios do consumo da maçã vermelha a modulação da absorção de gordura, a ação calmante, a melhora do perfil lipídico, a desintoxicação geral do organismo, a moderação do apetite e a ação anti-inflamatória.

Índice glicêmico: outro fator a se considerar

Além das calorias contidas em um alimento, outro tópico vem ganhando notoriedade recentemente: o índice glicêmico dos alimentos. “Calorias é a quantidade de energia total que o alimento oferece, já o índice glicêmico é a medida da velocidade do carboidrato contido no alimento em aumentar a glicose sanguínea”, ensina Dr. Hugo.

Segundo o médico, para auxiliar o emagrecimento, a melhor medida é a carga glicêmica, que inclui a velocidade e a quantidade de carboidrato de cada fruta. “Estudos randomizados comprovam que a melhor dieta para emagrecimento e estilo de vida saudável é a de baixo carboidrato e alta em gorduras boas, com isso, optar pelas frutas de baixa carga glicêmica é uma ótima escolha”, orienta.

Por isso, conhecer o índice glicêmico é essencial para alcançar a perda de peso desejada, Outro fato importante é que para diabéticos, o ideal é que a fruta a ser consumida possua o índice glicêmico mais baio, para evitar picos em sua glicemia.

O nutrólogo revela ainda as frutas com menor índice glicêmico: sendo estas o abacate com 20 de índice glicêmico, a maçã e a pera, ambas com 38, a ameixa com 39, a cereja e o morango, onde meia xícara de qualquer uma destas frutas possui 41 de índice glicêmico.

Combos de frutas certeiros

Foto: Getty Images

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Em relação a quantidade de frutas para o consumo ideal diário, o nutrólogo explica que a quantidade e a escolha variam de acordo com cada biótipo, porém, devido ao seu alto valor nutricional, vale analisar a possibilidade de trocar outras fontes de carboidrato (como as farinhas refinadas, por exemplo) e aumentar a ingestão de frutas. “Uma ótima opção é organizar um estilo de vida com 2 a 3 porções de frutas diariamente”, adiciona.

Vale lembrar que uma dieta chata é aquela sem variedades, com a repetição de alimentos. Por isso, é valido mesclar os tipos de frutas consumidos, pois além de variar o sabor, ainda aumentar a quantidade de nutrientes consumida. Confira sugestões do profissional com combinações espertas de frutas que trazem ainda mais benefícios:

  • Para diminuir a ansiedade: combine pera com maçã e morango.
  • Para desintoxicar o organismo: consuma limão juntamente com abacaxi e uva.
  • Para um efeito diurético: associe o abacaxi com a melancia e o melão.
  • Se você busca o emagrecimento: experimente comer goiaba com maça e limão.
  • Se o objetivo é melhorar a digestão: uma combinação de abacaxi e limão vai ser ótima opção.
  • Para aumentar a imunidade: combine o poder da laranja com limão e melancia.
  • Para aumentar a disposição: consumir uva juntamente com tangerina é uma ótima opção.

Seja na busca da perda de peso, ou ainda devido aos vários benefícios encontrado em seu consumo frequente, introduzir frutas no cardápio do dia-a-dia irá deixar sua dieta mais rica e completa. Aproveite as dicas do profissional e adicione já estes alimentos ricos na sua próxima lista de compras.

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