Dicas de Mulher Dicas de Saúde

16 receitas de frango xadrez para uma refeição prática e irresistível

Prato tradicional chinês e um dos mais populares da culinária asiática, o frango xadrez é certeiro para agradar diferentes paladares

em 29/11/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Composto por uma mistura de pimenta caiena, pedaços de frango e amendoim, o frango xadrez, prato típico da culinária asiática caiu no gosto também dos brasileiros. Considerado um dos pratos mais populares da China, este é conhecido na região como “Gong bao ji ding”.

Sua provável origem foi na dinastia Qing, na província de Sichuan, quando um imperador desta localidade decidiu homenagear Ding Baozhen, um governador que cumpriu muitos trabalhos naquela região, ganhando o título de Gong bao (protetor do palácio).

Este imperador que era fã de gastronomia, gostava de convidar os amigos para degustar suas invenções. Foi de uma receita idealizada por ele que surgiu o frango xadrez, ganhando o nome de Gong bao ji ding, o título concedido ao seu criador com a adição de ji ding, significando pedaços de frango do protetor do palácio. Já no Brasil, recebeu o nome de frango xadrez devido ao colorido do prato, o qual leva pimentões verde e vermelho, além do frango cortado em cubos.

Prato comum em qualquer restaurante de comida asiática Brasil afora, este leva os elementos originais, porém é possível encontrar pequenas variações em seus ingredientes, de acordo com a região. Confira a seguir uma seleção de deliciosas receitas de frango xadrez e deguste este tradicional prato:

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

1. Frango xadrez Tradicional: considerada a receita tradicional do prato, aqui ingredientes como o molho de soja, o gengibre ralado, o vinagre balsâmico e o uso do champignon conferem o sabor característico da culinária asiática. Esta receita serve até quatro pessoas e é ideal para acompanhar um arroz branco.

2. Frango xadrez simples: uma versão mais simples e rápida do prato, leva menos ingredientes, mas é igualmente saboroso. Aqui é sugerido o uso tanto do pimentão amarelo quanto do vermelho e o verde, cada um com sua peculiaridade e sabor. O molho fica por conta do shoyu, misturado com água e amido de milho, deixando-o mais encorpado.

3. Frango xadrez adaptado: assim com a autora revela, esta receita ganha adaptações de acordo com o gosto pessoal do cozinheiro. Aqui, além do tradicional uso de pimentões, frangos em cubo e amendoim, o brócolis é um dos ingredientes que vem complementar o sabor e os nutrientes do prato.

4. Frango xadrez em etapas: para o preparo desta receita, é necessário agir em etapas: primeiramente corte os frangos e deixe-os marinando no tempero. Depois refogue as cebolas fatiadas no shoyu e azeite. Corte então os pimentões e refogue-os. Frite o frango e só então junte todos os ingredientes em uma panela, adicionando o molho.

5. Frango xadrez apimentado: para o sabor da pimenta sobressair, utilize pimenta calabresa. Com o intuito de deixar o prato com mais sabor, utilize óleo de gergelim ao invés de qualquer outro óleo comum no momento em que refogar os ingredientes.

Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

6. Frango xadrez empanado: o diferencial desta receita está no frango, que ao invés de ser refogado, é empanado em amido de milho e frito, garantindo uma textura diferenciada ao prato. Além disso, foi adicionado brócolis e cenoura cozidos no vapor, conferindo maior riqueza de sabor ao prato.

7. Frango xadrez com açúcar demerara: outra característica tradicional dos pratos asiáticos, é o sabor agridoce. Aqui este está representado pelo açúcar demerara, o qual será adicionado ao molho, deixando o frango xadrez ainda mais especial.

8. Frango xadrez na panela de pressão: opção ideal para aqueles dias em que a refeição precisa ficar pronta no máximo em 30 minutos. Para prepará-la, basta colocar todos os ingredientes em uma panela de pressão. Buscando garantir a ardência causada pelo sabor do gengibre, utilize o chá de gengibre ralado.

9. Frango xadrez com saquê: com o intuito de adicionar mais sabor ao frango, este foi temperado com amido de milho e saquê, bebida típica produzida pela fermentação alcoólica do arroz, o qual era costumeiramente servido em ocasiões especiais e hoje figura como uma das bebidas mais populares no Japão.

10. Frango xadrez com toque de whisky: nesta preparação, a bebida é adicionada no preparo do molho, deixando-o mais saboroso. Visando deixar o sabor mais oriental, o gergelim foi aquecido juntamente com o óleo, sendo misturado com os outros ingredientes gradativamente.

11. Frango xadrez com nozes e amêndoas: ótima opção para quem não se agrada com o gosto do amendoim, ou mesmo para quem possui alergia ao mesmo, aqui a crocância é garantida pela adição de nozes e amêndoas no prato já pronto, deixando-o com diferentes texturas e sabores.

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

12. Frango xadrez com brócolis e castanha de caju: nesta versão mais simples, além do frango e alho, o brócolis é o eleito como a hortaliça utilizada. Este é cozido brevemente e, juntamente com as castanhas de caju inteiras, irá deixam o prato mais crocante e delicioso.

13. Frango xadrez com abobrinha, cenoura e champignon: aqui nessa ideia, além dos ingredientes tradicionais, ainda são utilizadas uma cenoura e abobrinha cortada em cubos. O saquê e o óleo de gergelim também contribuem para o sabor marcante da receita.

14. Frango xadrez com toque de cúrcuma e gengibre: a dica principal para esta receita é temperar o frango com pelo menos 2 horas de antecedência, deixando-o marinando e garantindo melhor sabor à proteína. O chá de gengibre em pó marca presença novamente e a cúrcuma, tempero tradicional asiático, adiciona sabor e cor ao prato.

15. Frango xadrez light: para deixar a refeição com maior riqueza de nutrientes e sabores, ingredientes como o broto de feijão, a abobrinha, a cenoura e o brócolis são utilizados. A parte mais light se dá pelo preparo do frango em uma frigideira antiaderente, sem o uso de óleo.

16. Proteína de soja xadrez: opção especial para veganos ou vegetarianos, ao invés de utilizar o frango em seu preparo, a proteína da soja é a eleita. Esta deve ficar de molho em uma mistura de shoyu e gengibre por algumas horas antes de seu preparo, garantindo maior maciez e sabor à mesma.

Prato versátil, pode ser adaptado para qualquer paladar, basta substituir o ingrediente menos apreciado por outro de sua preferência. O importante é manter a base de uma proteína, legumes ou hortaliças e molho de soja, para que este se assemelhe com a receita original. Deixe sua criatividade fluir e bom apetite!

Comentários
Dicas relacionadas