Feng Shui – Aprenda a harmonizar sua casa

Aprenda a harmonizar sua casa através de simples mudanças de acordo com o Feng Shui

Por Alessandra Busko
Atualizado em 29/10/2013 14:20

feng shui Feng Shui – Aprenda a harmonizar sua casa

O Feng Shui é uma filosofia da arte chinesa milenar para harmonização e energia do ambiente. Acredita-se que de acordo com algumas recomendações, esta arte pode dar equilíbrio energético para qualquer espaço da casa através de simples mudanças.

Para aprender a harmonizar sua casa, é preciso seguir as regras do Feng Shui corretamente. As cores, formas arredondadas, disposições dos móveis, elementos naturais como pedras, plantas, cristais e peças de decoração como espelhos, são os principais recursos do Feng Shui.

Em qualquer lugar da casa, a limpeza, organização e o conserto de tudo que estiver quebrado é fundamental, pois a desorganização física influi na desordem mental e emocional.

Para trazer energias positivas para o ambiente, os quadros para a decoração da casa devem ser escolhidos com imagens de alegria e prosperidade. A posição do espelho deve ser escolhida com bastante atenção, ele deve refletir para dentro da casa somente imagens como flores, jardins, animais ou imagens que passem boas vibrações.

Quarto

No quarto, o espelho não deve refletir a pessoa dormindo para não causar tensões emocionais. A cama deve estar sempre na posição diagonal e nunca alinhada à porta do quarto. Para não favorecer a perda de energia, evite que a cama seja embutida no guarda-roupa e que fique posicionada embaixo da janela. Opte por roupas de cama de cores suaves, móveis de tons claros e objetos em números pares para favorecer o relacionamento.

Sala

Para ter uma sala mais aconchegante, o sofá e os espelhos devem ser colocados em frente à porta de entrada. As cores das paredes devem ser em tons pastel e o espaço deve possuir muita luz natural. Se quiser decorar a sala com plantas, escolha sempre as naturais, pois trazem mais alegria para o ambiente e devem ser colocadas próximas a locais que emitem radiação como a televisão, rádio e computador.

Os objetos de decoração como velas, cristais, quadros, porta retratos devem possuir cores vivas, pois servem para conduzir energia em outras divisões. Possuir aquário ou uma fonte de água no espaço simboliza dinheiro e riqueza. A água estimula a energia vital e atrai a abundância material.

Banheiro

O banheiro deve possuir boa iluminação, ventilação e um espelho grande. A porta não deve abrir diretamente para a sala e deve ser sempre fechada. O mesmo deve ser feito com a tampa do vaso e os ralos.

Decore com flores de cores vivas para dar equilíbrio no ambiente. Para descarregar as energias e acabar com os desequilíbrios, coloque um pires de sal grosso atrás da porta do banheiro. Para reduzir o stress mental, utilize desinfetantes ou essências a base de pinho.

Cozinha

Para não haver conflitos entre os membros da família, os elementos fogo e água devem ficar distantes. Na cozinha é preciso que a geladeira, forno e torneira formem um triângulo com distância de menos de um metro e meio de lado. Para formar uma barreira nos elementos, coloque plantas entre eles ou até mesmo um tapete de cor verde.

O fogão deve ficar sempre longe da janela para evitar que as perspectivas de riqueza e felicidade escapem. Para criar um reflexo, coloque uma faixa reflexiva ou um espelho sobre a janela.

Cores como o verde, estimulam o lado criativo, já o amarelo atrai prosperidade e riqueza. Estas cores podem estar presentes tanto nos alimentos como frutas e verduras, como enfeites. As ervas purificam o ambiente, tenha uma horta na cozinha com hortelã, salsa e alecrim.

Escada

Segundo o Feng Shui, as escadas não devem ser localizadas de frente com a entrada principal da casa. Por possuir o acúmulo de energia Yin, é aconselhável que embaixo das escadas seja feito um jardim com pedras naturais de cores claras, que são ricas em energia Yang.

Ba-guá

bagua feng shui Feng Shui – Aprenda a harmonizar sua casa

Para a energia circular de maneira adequada, espalhe pela casa toda o instrumento octogonal usado para colocar o Feng Shui em prática, o ba-guá.

Cada lado deste símbolo representa uma aspiração da vida e tem um significado e uma maneira de equilíbrio na educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos, criatividade, trabalho, amigos e prosperidade e reconhecimento profissional. Pendure o ba-guá sempre na altura dos olhos da pessoa mais alta da casa.