Farinha de soja preta emagrece?

Descubra por que a farinha feita com a versão “turbinada” da soja tradicional está dando o que falar

Por Deborah Busko
Atualizado em 19/10/2010 21:10

soja preta Farinha de soja preta emagrece?

Você já conhece a soja e sabe que ela está entre os alimentos que garantem boa saúde. Mas e a soja preta, já ouviu falar?

Apesar de ainda não ser muito conhecida, a variedade vem sendo bastante procurada e chama a atenção por ser mais saudável que a convencional.

Pode-se dizer que a soja preta é uma versão “turbinada” da soja tradicional. Cada 100 gramas do grão contém 40 gramas de proteínas, o que representa 57% das necessidades diárias que uma pessoa saudável tem do nutriente.

Como consumir a soja preta? Emagrece?

A soja preta pode ser encontrada em grãos e em farinha, uma novidade que está dando o que falar.

A farinha de soja preta tira fome, aumenta a disposição, evita doenças, combate a TPM. E o melhor, a farinha de soja preta emagrece sim, é possível eliminar 4kg em um mês.

Não se deve substituir as refeições pela farinha e sim associá-la ao cardápio diário, adicionando uma colher (sopa) aos sucos, vitaminas, iogurtes e misturando na comida. Para ter bons resultados, é preciso beber cerca de dois litros de água por dia.

Benefícios da farinha de soja preta

farinha soja preta Farinha de soja preta emagrece?

Por ser um alimento rico em fibras, ao consumir a farinha da soja preta você tem a sensação de saciedade e demora ter fome outra vez. A grande quantidade de proteína combate a fraqueza e a anemia, o resultado disso é maior disposição para encarar as tarefas diárias.

Entre os benefícios da farinha da soja preta está ainda a prevenção de doenças por ser um alimento rico em isoflavonas e antocianinas, substâncias que auxiliam na perda de peso, no controle do colesterol alto e combate ao câncer, principalmente o câncer de mama.

As isoflavonas também combatem os sintomas da TPM e os sintomas da menopausa, pois tem estrutura parecida com a do hormônio feminino estrógeno, que fica reduzido nesse período e causa desconforto.

A casca da soja preta possui um poderoso agente antioxidante chamado antocianina, responsável por sua coloração escura. Esse elemento, também encontrado no açaí, na jabuticaba e nas cascas de uvas roxas, ajuda o organismo a produzir uma substância que queima a gordura armazenada no corpo.

Além disso, a farinha de soja preta faz bem para o coração e neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento.

Receita da farinha de soja preta

Se você ficou animada em saber que farinha de soja preta emagrece e quer incluir na dieta, dá para comprar o produto já pronto, mas também é fácil de fazer em casa. Anote aí a receita da farinha de soja preta.

Você só vai precisar de 200 g de grãos de soja preta, que devem ser colocados no forno pré-aquecido, em uma assadeira rasa média e torrados por 20 minutos em temperatura baixa.

Deixe esfriar e triture no liquidificador até obter uma farinha semelhante à de amendoim. A farinha da soja preta deve ser guardada em um vidro bem fechado, na geladeira ou em local fresco.