Exercícios para melhorar a postura

Saiba quais são os exercícios podem ajudar a reeducar a postura evitando dores e lesões na coluna

Por Alessandra Busko

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As dores nas costas podem surgir devido à maneira errada como executamos as tarefas do dia-a-dia. Para prevenir este desconforto e evitar lesões, é preciso reeducar a postura através de simples mudanças de hábitos e adotar a prática exercícios específicos para essa finalidade.

Entre as dicas de como manter uma boa postura, é fundamental manter o peso sob controle. Por isso, não descuide da alimentação e procure manter uma rotina regular, com horários fixos para as refeições e controlar os vícios e os exageros ao montar o prato. São pequenas mudanças, mas que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a saúde, dando mais disposição para praticar exercícios físicos.

Por falar em exercícios, os mais indicados para a correção postural são o pilates, a musculação, a ginástica funcional, o alongamento e a hidroginástica. Estas atividades ajudam a manter a coluna sempre ereta e alinhada, aumentando a flexibilidade corporal e colaborando com o fortalecimento dos músculos e articulações.

Os exercícios podem ser praticados por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, mas antes de dar início aos treinos, uma avaliação física é fundamental.

Quem tem sérios problemas na coluna deve ter atenção redobrada ao fazer os exercícios e procurar o acompanhamento de médico e de um profissional qualificado que monitore as atividades. Todos estes cuidados ao praticar exercícios para melhorar a postura são essenciais para evitar lesões e problemas mais graves. Além de melhorar a postura corporal, as atividades físicas quando praticadas corretamente ajudam a queimar as calorias.