Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Exames pré-nupciais

Descubra por que é importante que os noivos passem por uma bateria de exames antes do casamento e saiba o que eles avaliam

em 03/04/2013

Passar por uma bateria de exames antes do casamento deve ser uma prioridade na lista de providências a serem tomadas pelos noivos antes de começar a vida a dois. A orientação vale mesmo para casais que já têm uma vida sexual ativa e já moram juntos.

Isso porque o check-up nupcial é preventivo e tem por objetivo verificar as condições de saúde do casal, além de detectar possíveis problemas de fertilidade. Até alguns anos atrás, os exames pré-nupciais se resumiam a um ginecologista e um urologista para a realização de testes laboratoriais simples, como exames de sangue, urina e espermograma, que detecta se o homem e fértil ou não.

Hoje, eles estão mais sofisticados e completos, possibilitando um diagnóstico e tratamento precoce de doenças que podem comprometer futuras gestações.

O ideal é que o casal marque uma consulta com um ginecologista e um urologista de inteira confiança de seis a três meses antes do casamento. Para a mulher, os exames pré-nupciais incluem uma avaliação de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos contraceptivos e sobre como ter uma vida sexual saudável.

Para as pacientes que não são virgens, é preciso fazer o exame de Papanicolau, além de uma ultrassonografia transvaginal. Para as virgens, o recomendado é uma ultrassonografia pélvica por via abdominal.

Os exames de sangue são os mais comuns na avaliação pré-nupcial, porém muito importantes para detectar anemia, avaliar doenças infecciosas como hepatites dos tipos B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose e rubéola, além de identificar a tipagem sanguínea, verificar as dosagens hormonais e a ovulação.

Entram na lista do check-up pré-nupcial uma avaliação das vacinas que o casal já tomou, do histórico de medicamentos que cada um fez ou faz uso e dos vícios que sejam prejudiciais à saúde. Além disso, é preciso levantar os episódios de anomalias genéticas na família e se a noiva passou por aborto ou gravidez anterior.

Vale lembrar que os exames pré-nupciais não são obrigatórios, mas são o primeiro passo para o planejamento familiar e de extrema importância para os casais que pretendem ter filhos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas