Etiqueta no casamento: 5 dicas de comportamento para os noivos

Não peça dinheiro aos convidados e agradeça-os pelos presentes recebidos

Por Gisele Macedo Sá
Atualizado em 11/06/2013 15:28
etiqueta no casamento 5 dicas de comportamento para os noivos Etiqueta no casamento: 5 dicas de comportamento para os noivos

Foto: Thinkstock

O dia do casamento gera uma expectativa imensa ao casal. O desejo é que a cerimônia e a festa sejam perfeitas e que tudo dê certo. Porém, um evento que envolve tantos cuidados, detalhes e,
principalmente, pessoas, pode também ocasionar comportamentos desagradáveis, tanto da parte dos convidados, quanto dos noivos. Estamos todos sujeitos a cometer gafes. Mas para ajudar os pombinhos neste dia, selecionamos cinco dicas de comportamento para os noivos:

1. Não peça presentes em forma de dinheiro

Muitas vezes o casal já possui diversas coisas para o lar, como eletrodomésticos e móveis, e por isso prefere pedir aos convidados que deem o presente em espécie. O consultor de etiqueta e comportamento Fábio Arruda considera o pedido altamente desagradável e que pode constranger o convidado. “É mais simpático sugerir aos convidados contribuir com cotas em uma agência de viagens em que o casal comprou a viagem de lua de mel, por exemplo”, explica.

2. Cumprimente todos os convidados na festa

Se depois da cerimônia o casal for oferecer uma festa ou um jantar, os noivos podem deixar para cumprimentar os convidados no local. Mas é importante apreciar a presença de cada um. Isso não significa que o casal não vá aproveitar a festa, eles devem circular enquanto agradecem aos convidados. No caso de parentes idosos é de bom tom os noivos irem até os lugares em que eles estejam. “É importante o contato e a afetividade. Então esqueça a história de mandar agradecer através do microfone. Fale com as pessoas”, sugere o consultor.

3. Não corte a gravata do noivo para ganhar dinheiro

“Obrigar o convidado a dar dinheiro aos noivos é um ato bizarro e absurdo”, enfatiza o consultor. É importante lembrar que um casamento também representa custos e gastos para o convidado. A compra do presente, os gastos com roupas e acessórios para estar apresentável e elegante na festa e outros itens. Então é hora de abolir o corte de gravata, que muitas vezes constrange o convidado que está despreparado e sem dinheiro.

4. Ao convidar colegas de trabalho

Muitas vezes os noivos se veem em um dilema sobre convidar os colegas de trabalho. É preciso convidar todo mundo que trabalha comigo? E o que fazer se eu não posso? Não convido ninguém? O consultor explica que o casamento é um momento íntimo em que devem estar presentes pessoas de quem o casal gosta. É claro que é inviável convidar todos que trabalham com os noivos. Então, a saída é convidar apenas quem gostaria e, principalmente, entregar o convite em mãos e de preferência longe do ambiente de trabalho e dos colegas que não serão convidados.

5. Agradeça pelos presentes

É muito agradável aos convidados do casamento receberem os agradecimentos pelos presentes enviados. Por isso a noiva deve se organizar conforme receber os itens e listar quem os enviou. Se na hora de cumprimentar algum convidado na festa, vocês se lembrarem do que a pessoa deu de presente, façam o agradecimento ali mesmo. Com certeza o convidado ficará muito feliz. Depois da festa, o casal distribuirá cartões com os agradecimentos pelo presente. É importante citar o item que receberam.