Estilo Folk

Entenda como surgiu o estilo folk e qual a maneira ideal de inseri-lo em seus looks

Por Selena Escher
Atualizado em 13/08/2012 9:51
estilo folk Estilo Folk

Foto: Reprodução

Folk, um estilo musical nomeado em meados de 1960, surgiu a partir de um movimento que se difundiu entre os Estados Unidos e o Canadá. A sonoridade limpa, composta de harmonias vocais afinadas, desenvolveu-se em meio a fontes rock ‘n roll e de músicas folclóricas, onde artistas como Joni Mitchell e Bob Dylan se destacam. E assim, o folk rock difundiu-se também no Reino Unido e a partir da década de 1970 ramificações passaram a existir, como o acid folk, folk psicodélico e folk progressivo.

Logo, o estilo musical, ao ganhar força, influencia a moda e traz elementos característicos ao universo fashion: elementos rústicos fundem-se a outros: indígenas, hippies, tal como aos countries e aos românticos.

Acessórios, peças do vestuário trazem consigo tecidos crus e modelagens amplas para compor um visual regional: franjas, couro, camurça, penas, botas cowboy, motivos florais, tribal e xadrezes, acessórios artesanais, lenços e vestidos, calças e batas amplas, longas e fluidas sobressaem-se.

Influenciado pelos anos de 1960 e 1970, ares despojados aliam-se ao estilo folk, apliques, babados e bordados e a textura do crochê ou do tricô enriquecem o visual. Traços étnicos combinam-se ao couro desgastado, pelo, camurça e feltro em tons terrosos – bege, ferrugem, conhaque e chocolate ganham destaque.

Dentre as jovens celebridades que buscam no estilo um visual de raiz, porém atual, está Taylor Swift, Miley Cyrus – esta, pendendo para o boho – Vanessa Hudgens e as irmãs Olsen.

Como aderir ao estilo folk

Batas e jeans boca larga, tal como saias no comprimento até a canela com detalhes na barra, combinam-se a sandálias rasteiras, sapatilhas bordadas e botas. Para adequar o estilo folk ao dia a dia sem torná-lo pesado ou caricato opte por elementos característicos aliados à sua produção casual cotidiana, a seu estilo.

Evite o estilo da cabeça aos pés; invista em elementos folk a serem vestidos separadamente, por exemplo: bolsas franjadas e botas; saias ou vestidos artesanais, mais românticos, usados com botas rústicas.

Para deixar o visual atual, estampas animal print e peles ecológicas podem ser aderidas e contrastadas às calças e saias de couro. Saias fluidas de estampas étnicas, coletes – de pele, couro espesso ou camurça – com franjas e texturas aveludadas e terrosas são elementos em voga, assim como cabelos despenteados e make up naturalmente iluminado. Contudo, tenha em mente que para aderir ao estilo folk, ter forte personalidade é um dos pontos principais, e também contrabalancear a produção.

Inspire-se com looks das famosas em estilo folk