Dicas de Mulher Dicas de Moda

Estampa Paisley: aprenda como combiná-la no look

Inspirada na moda dos anos 70, a estampa que também leva o nome de cashmere permite inúmeras combinações para as mais diversas ocasiões

em 23/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

O tecido estampado com desenhos de folhas, antes conhecido por cashmere, se tornou um dos símbolos da moda hippie nos anos 70. Agora, ele reaparece como destaque nos desfiles de grifes famosas internacionais com o nome de estampa Paisley, por ter sido muito produzido na região de mesmo nome na Escócia.

A estampa que traz desenhos de folhas com pontas, curvas e tamanhos diferentes está de volta, garantindo seu espaço ao lado das tendências que têm tudo a ver com o verão. Para usar peças com essa estampa deixando o visual em harmonia, basta saber combinar na forma correta.

Como usar estampa Paisley

Nos dias mais quentes, aposte nos tecidos com estampa Paisley mais finos, fluídos e com uma leve transparência para deixar o look mais leve e fresquinho. Para os dias em que o calor não for tão intenso, os tecidos mais elaborados são a opção ideal.

Uma das vantagem desse tipo de estampa é que ela combina com figurinos para as mais diversas ocasiões. Para aproveitar um dia na cidade ou curtir um passeio beira à mar, aposte nos vestidos, blusas soltinhas, regatas, saias e shorts com estampa Paisley, de preferência em tecidos leves e desenhos em tons mais vivos.

Dá até para usar peças com a estampa no ambiente de trabalho. Para combinar é fácil. Prefira os tecidos com desenhos menores e mais discretos, cores mais neutras. Misture uma das peças do look, de preferências blusas ou camisas com jeans básico ou saias e vestidos mais elaborados.

Se quiser usar a estampa Paisley para compor um look balada, a dica é apostar em tecidos finos com um toque de brilho e cores mais vibrantes. A combinação e mistura de estampas ou até mesmo os efeitos no tecido como o plissado e drapeado também ficam ótimos e dão um toque a mais para a produção.

Se preferir uma forma mais discreta de ficar na moda da estampa Paisley, use e abuse dos acessórios. Pode ser um lenço estampado amarrado na cabeça estilo turbante ou no pescoço. Outra dica é usar calçados e bolsas com a estampa.

A estampa paisley não só deixa qualquer produção mais bonita, como também pode fazer parte da decoração de casa, seja no papel de parede, no tecido das almofadas do sofá, no tapete ou até mesmo nos objetos.

Comentários
Dicas relacionadas