Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Especiarias saudáveis que você deve comer

Incremente as receitas com temperos que além de saborosos, são benéficos para a saúde

em 06/02/2012

Para deixar as refeições mais saborosas, não basta acrescentar somente o sal durante o preparo. O toque especial da comida fica por conta das especiarias, que dão mais aroma e sabor para os pratos de forma saudável e ainda fazem bem para a saúde, já que muitas delas apresentam propriedades benéficas. Conheça agora algumas especiarias saudáveis que você deve comer, saiba como usá-las na cozinha e aproveite para incrementar as receitas hoje mesmo.

Pimenta vermelha

As pimentas não são apreciadas por todos, mas o sabor picante deste alimento dá um toque especial às refeições. Além disso, quando consumida sem exageros, a pimenta tipo vermelha também pode colaborar com a saúde.

Os principais benefícios da pimenta vermelha para a saúde são o aceleramento de metabolismo e a redução do colesterol. Ela também ajuda a emagrecer.

A pimenta vermelha poder ser consumida tanto ao natural como acompanhamento dos pratos ou também pode ser usada na versão em pó para incrementar o tempero das refeições.

Gengibre

Picante e aromático, o gengibre é rico em potássio, magnésio, cobre e vitamina B6. Além de dar um sabor todo especial aos pratos, o alimento termogênico pode ser eficaz contra dores de cabeça, sintomas da TPM, dores de estômago, alivia enjoos e combate a diarreia, artrite entre outros males. O consumo do gengibre também pode ser eficaz em combate ao câncer.

Além dos benefícios, o gengibre presente nas refeições ou no chá acelera o metabolismo e de quebra, ajuda a queimar a gordura, pois através do seu consumo a temperatura do corpo aumenta, obrigando o organismo a gastar mais energia.

Canela

Com seu aroma, a canela estimula o apetite proporcionando benefícios para a saúde. Em poucas quantidades nas receitas e chás, melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimula a memória, a atenção, aumenta a agilidade visual e motora.

A canela também é ótima aliada para controlar o nível de açúcar no sangue em diabéticos. O chá de canela é ótimo para aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Açafrão

Da família do gengibre, o açafrão tem uma fragrância suave e aroma apimentado. A erva pode ser utilizada nas refeições como corante ou tempero. Seus benefícios são a ação diurética, digestiva e que ajuda a levantar o humor. O açafrão também é fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares.

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra ou gengibre amarelo, a cúrcuma é muito utilizada na culinária asiática para colorir mostardas, queijos, bebidas e alimentos em conserva. O pó de cúrcuma também pode ser incluído no preparo de molhos, ensopados, arroz, aves e peixes, massas, pães e risotos. O consumo de cúrcuma é eficaz na redução de inflamações associadas a artrite, possui ação anti-séptica, anti-inflamatória e cicatrizante, combate a flatulência e a cólica.

Salsa

O tempero mais comum no prato dos brasileiros é bastante benéfico para a saúde. O consumo da salsa impede a formação de coágulos que podem entupir os vasos e causar derrame. Na forma de chá, é um santo remédio para expelir pedras dos rins, além de ser diurético, afinar o sangue e também pode combater o câncer de mama.

Alecrim

O alecrim é muito utilizado como tempero de peixes, aves e frutos do mar. A erva também serve para dar mais sabor aos molhos e outros tipos de receitas. É indicada para combater a enxaqueca, infecções respiratórias e na garganta, artrite, insônia e até mesmo a ressaca, entre outros usos.

É contraindicada para pessoas portadoras de epilepsia e para gestantes. O consumo exagerado também pode causar problemas como gastroenterites (infecção no sistema gastrointestinal) e nefrites (inflamação nos rins). O ideal é usar poucas quantidades da erva.

Comentários
Dicas relacionadas