Esfoliação do couro cabeludo ajuda no crescimento do cabelo

Dermatologista sugere uma receita caseira de esfoliante capilar

Por Gisele Macedo Sá
Atualizado em 20/05/2013 11:46
esfoliacao do couro cabeludo Esfoliação do couro cabeludo ajuda no crescimento do cabelo

Foto: Thinkstock

Dez entre dez mulheres desejam ter cabelos sedosos, brilhantes e saudáveis, o que exige cuidados e tratamentos específicos para cada tipo de cabelo. Além disso, muitas mulheres gostariam de descobrir uma fórmula mágica para fazer as madeixas crescerem mais rápido.

Um dos hábitos que pode ajudar a mulher a conquistar estes desejos é a esfoliação capilar. Isso mesmo, você não está lendo errado. Assim como a pele, o couro cabeludo precisa passar por este processo de limpeza pra eliminar impurezas e resíduos.

A dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Fernanda Tembra, explica que o couro cabeludo retém poeira, oleosidade e principalmente resíduos de cosméticos. Tudo isso tende a deixar o cabelo pesado, com aspecto de sujo e impede a renovação celular. “Os grânulos suaves da composição do esfoliante favorecem a renovação celular e ativa a microcirculação sanguínea, o que ajuda a aumentar a chegada de nutrientes e oxigênio ao bulbo capilar”, explica.

A esfoliação proporciona uma melhor circulação de nutrientes no couro cabeludo. “Isso pode resultar em um crescimento mais rápido e mais saudável. A massagem durante a aplicação irá manter os cabelos saudáveis e desobstruirá os poros, fazendo com que os fios cresçam mais fortes”, complementa a dermatologista.

Ela indica este cuidado para as mulheres que possuem cabelos oleosos, dermatite seborreica e que vivem em ambientes com excesso de poluição. Porém, para quem não se encaixa nestes critérios, o hábito de esfoliar o couro cabeludo também pode ser bom, já que utilizamos produtos cosméticos que se acumulam no couro cabeludo.

Mas seja cautelosa, nada de repetir a esfoliação diariamente. “É indicado usar o produto uma vez por semana ou a cada 15 dias”, alerta a dermatologista. Aplique no couro cabeludo úmido e massageie suavemente a cabeça com as pontas dos dedos por alguns minutos. Deixe agir o tempo indicado pelo fabricante do produto e enxague bem. Na sequência, faça uma lavagem normal usando o shampoo e o condicionador de seu costume.

A dermatologista explica que já existem no mercado diversas marcas que produzem produtos específicos para a esfoliação capilar. Ou seja, opções não vão faltar. Pesquise a qualidade dos produtos com seu cabeleireiro ou com suas amigas.

Mas, se por acaso, você precisar realizar uma esfoliação capilar com urgência e não tiver o produto específico em casa, a dermatologista dá uma receita caseira de esfoliante capilar que pode salvar seus cabelos neste momento de aflição. “Você vai precisar de uma colher de sopa de açúcar e uma colher sopa de iogurte natural. Misture os dois ingredientes e aplique no couro cabeludo úmido, massageando por dois minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente”, explica Maria Fernanda.

A especialista alerta que a esfoliação não deve ser feita no caso do couro cabeludo da mulher estar sensível. Também evite fazer a esfoliação no mesmo dia em que tiver realizado algum tratamento químico, como alisamento ou coloração. Isto evita machucar, irritar ou causar alergia na pele da região.