Escova inteligente: cabelos lisos com aspecto natural

Descubra por que todo mundo quer alisar o cabelo com essa técnica

Por Deborah Busko
Atualizado em 13/05/2013 13:48

escova inteligente3 Escova inteligente: cabelos lisos com aspecto natural

Depois de tantos métodos de alisamento, a escova inteligente surge conquistando muitas adeptas. A técnica é a ideal para quem quer alisar e reduzir o volume dos fios, mas sem deixar a cabeleira chapada, sem movimento e com aquele aspecto artificial tipo “capacete”.

Para quem já fez outros tipos de escova progressiva ou usou tintura em excesso, a escova inteligente é uma boa escolha, já que os produtos usados contam com proteína, queratina ou aminoácidos, substâncias especiais para dar força e brilho ao cabelo.

O método, segundo os cabeleireiros, agride menos os fios. Bom para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. Mas mesmo sabendo que a escova inteligente não estraga os fios, não dá para abusar e correr para o salão antes do intervalo de retoque – geralmente entre dois e três meses depois.

Não há como negar que a longo prazo o cabelo acaba sofrendo danos e por isso, é preciso fazer a manutenção dos fios com xampus, condicionadores e máscaras específicos para cabelos quimicamente tratados. Além disso, hidratações profundas e tratamentos de reconstrução dos fios são muito bem-vindos.

Outra vantagem da nova técnica é que depois de alisar o cabelo, não há necessidade de ficar três dias sem prender e sem lavar as madeixas, um verdadeiro sofrimento para várias mulheres.

A escova inteligente leva cerca de uma hora e meia para ser aplicada e o custo varia conforme o salão e principalmente, conforme o comprimento do cabelo da cliente. Mas vale a pena investir para ter os cabelos lisos por pelo menos dois meses.

Escova inteligente passo a passo

Antes de começar o processo, o produto é testado em uma mecha do cabelo. O teste serve para verificar se os fios têm resistência suficiente para não serem danificados pela química.

Teste feito, os fios são lavados com um xampu antirresíduos para remover as impurezas e abrir as escamas da fibra capilar, facilitando a penetração do produto.

O excesso de água é retirado com o secador e depois, dividido em mechas, o cabelo recebe um creme à base de tiogicolato de amônia.

O produto age por cerca de 20 minutos, depois é feita uma escova ainda com o creme no cabelo. Em seguida, sem enxaguar, é feita a selagem térmica passando a chapinha para fechar as escamas da fibra capilar. Hora de aplicar a máscara reconstrutora à base de queratina e lavar o cabelo. A finalização é uma escova, sem a necessidade de passar a chapinha.