Escolha o perfume de acordo com a ocasião

Saiba quais são os perfumes mais indicados para o dia e para noite, além de momentos especiais

Por Juliana Cazarine
escolha o perfume de acordo com a ocasiao Escolha o perfume de acordo com a ocasião

Foto: Thinkstock

Doce, floral, amadeirado ou frutal. Toda mulher tem seu perfume preferido e, em geral, o escolhe para usar a qualquer hora do dia. Mas será que está certo usar fragrância adocicada durante o dia ou floral à noite, por exemplo?

Não importa se o perfume é de uma grife francesa ou de marcas nacionais, é preciso saber escolher e usar. Afinal, o cheiro de uma pessoa diz muito sobre ela.

Um bom aroma pode despertar olhares de admiração, bem como um cheiro desagradável, mesmo que de um perfume, atrai atenção.

A percepção que outra pessoa terá sobre seu perfume, se irá achar agradável ou não, depende uma série de fatores: adequação ao clima, ocasião para a qual o perfume é escolhido, personalidade do usuário e tipo de pele.

Noturnos

Durante a noite, as fragrâncias amadeiradas são mais indicadas porque têm conotação sensual. “O aroma desses perfumes permanece na pele por 5 horas, em média, porque é considerado forte” afirma a consultora de etiqueta Beatriz Mendonça. O que determina a intensidade de um perfume é a proporção da essência em líquidos diluidores.

Diurnos

Os perfumes cítricos e refrescantes, água-de-colônia, por exemplo, são ideais para usar no trabalho, na academia ou até mesmo no final de semana, durante o dia. “Uma fragrância forte chama muita atenção no ambiente profissional e pode ser deselegante. Os cítricos são leves, causam boa impressão e duram, aproximadamente, duas horas”, explica a consultora.

Ocasiões românticas

“Já os momentos a dois pedem um perfume floral, ou até mesmo nenhum perfume, o cheiro natural também pode ser atraente”, sugere Beatriz. A fragrância floral é suave e tem um tom sexy e, quando não usada com exagero ou não é muito forte, agrada facilmente.

Para ficar mais sexy

Para exalar sensualidade e ficar ainda mais atraente, a melhor escolha é o perfume com fragrância doce, com essência de baunilha. “Esse perfume fica na pele por até 10 horas e é naturalmente sexy, sedutor”, explica a consultora de etiqueta.

Dica: Não espirre perfume na roupa. O álcool e outros componentes químicos comprometem a durabilidade do tecido. Além disso, tecidos não fixam a fragrância completamente.