Escolha a tinta certa para cada ambiente da casa

Descubra quais são os tons e produtos ideias para cada espaço

Por Amanda Saraiva
tinta ideal para cada ambiente Escolha a tinta certa para cada ambiente da casa

Foto: Thinkstock

De tempos em tempos sabemos que é preciso pintar as paredes de casa. Isso porque algumas manchas, rachaduras, falhas e até infiltrações de água podem aparecer por diversas partes da residência. Além disso, acabamos cansando das mesmas cores de sempre não é mesmo? Mas qual serão as tintas indicadas para cada cômodo da casa? Veja como escolher o produto certo para cada local e as cores mais indicadas para cada parte da casa.

Entrada da casa

Um visual elegante e bonito, demonstra o bom gosto do proprietário, por isso, a combinação de cores é um fator muito importante. Segundo o consultor técnico de uma loja de tintas, José Alves Cintrão, alguns exemplos de combinação como amarelo com detalhes em verde ou azul com detalhes em água marinha são ideais. Para a entrada da casa, a tinta mais indicada é aquela destinada para superfícies externas e internas, produto de alto rendimento, ótima cobertura, fácil aplicação e secagem rápida, que proporcionará beleza, resistência e durabilidade.

Garagem

A garagem possui tanta importância como qualquer outro cômodo da casa. Por isso, também merece atenção. “Nesse local, você pode experimentar cores fortes, como também as mais suaves, como vermelho com detalhes em laranja ou areia com detalhes em palha”, indica Cintrão. Aqui, a tinta indicada é aquela que reúne qualidade aliada à economia, com bom rendimento, boa secagem, ótima aderência, e que proporciona ainda elegância e durabilidade.

Ambientes comuns

“Se a casa for de uma família, o ideal é usar cores neutras, que podem ser vivas. Aqui, cor neutra não é sinônimo de ser apagada. Por isso, para que a percepção visual seja ideal para todos, as cores devem se complementarem com o restante da decoração e estilo de vida dos moradores”, explica a arquiteta da loja de decoração Cheiro da Mata, Juliana Dalmas. Segundo ela, a tinta deve sempre ser lavável.

“A sala de estar, por ser um lugar acolhedor, merece tons suaves com elegância e beleza. Por isso, use tintas com acabamentos leves e acetinados, como erva doce com detalhes em um tom de hortelã”, conta o consultor técnico.

Quartos

Já nos ambientes mais íntimos a escolha varia de acordo com o gosto pessoal do ocupante de cada cômodo. “Lembre-se de que quando você não tiver uma definição exata do que gosta ou do que quer, é melhor deixar o colorido para os detalhes que podem ser mais facilmente mudados como almofadas, quadros e objetos de decoração, em vez e de investir numa produção muito chamativa para a parede”, indica a arquiteta.

Para escolher a cor para o quarto do casal, busque uma combinação de tons que deixe o ambiente elegante, e ajude a dar evidência na decoração do cômodo. “Experimente uma tinta acetinada em tom areia combinando com palha”, Cintrão. O consultor técnico indica combinar nos quartos das crianças tons de branco com detalhes em flamingo ou pêssego para as meninas e para os garotos, banco com tons em hortelã ou água marinha. Já para os quartos de solteiro, o consultor técnico indica usar combinações de cores com branco e azul, ou erva doca com detalhes em pêssego para quartos femininos.

Hora da escolha

Na hora de escolher o tipo de tinta a ser usada, procure as que o fabricante já indica serem de fácil limpeza. E não se prenda a regras. “Cada pessoa pode criar sua própria combinação, de acordo com os móveis e a decoração de cada ambiente”, indica Cintrão. Isso porque conforme a cor escolhida, ela trará o conforto e aconchego para cada ambiente. Ou seja, demonstrarão a personalidade dos moradores da casa. Mas não se esqueça, preparar a superfície a ser pintada antes da aplicação da tinta é essencial para um bom resultado.