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Ervas medicinais na alimentação

Saiba como utilizá-las no dia a dia para ter uma alimentação mais saudável

em 09/12/2011

Para realçar o sabor dos alimentos e dar um toque especial aos pratos do dia a dia, as ervas e especiarias são ideais. Além de garantir sabores diferenciados, a utilização de ervas medicinais na alimentação permite reduzir a adição de sal aos alimentos, o que traz grandes benefícios para a saúde. Graças às suas propriedades, as ervas também têm importantes funções no metabolismo e ainda podem ser usadas na cura de doenças.

Na hora de consumir as ervas e especiarias, é preciso ficar atenta à qualidade dos temperos. Só compre em locais seguros, onde você tenha certeza de que a procedência e o armazenamento são adequados. Ao comprar ervas industrializadas em lojas de produtos naturais, observe se elas seguem as normas de cultivo e colheita, processamento e se estão bem embaladas. Se preferir, você pode montar uma horta em casa e cultivar suas próprias ervas e especiarias para temperar os alimentos com ingredientes fresquinhos.

Conheça algumas ervas e especiarias que podem ser introduzidas do dia a dia para uma alimentação mais saudável e quais seus benefícios para a saúde.

Alecrim: De sabor muito aromático, essa erva combina muito bem com batata, carne de frango, porco e peixe, em sopas e molhos. Combate a retenção de líquidos, elimina toxinas e é estimulante contra o cansaço mental.

Manjericão: É utilizado principalmente como tempero em molhos e ensopados. A folha do manjericão é rica em vitamina A, C K e ferro. É também fonte de cálcio, magnésio, potássio e fibras. Tem ação antisséptica, anti-inflamatória e desintoxicante, alivia os sintomas de gripe, resfriados, cólicas, náuseas, prisão de ventre e até mau hálito.

Gengibre: Dá um sabor especial aos e pratos à base de frutas e vegetais. Picante e aromático, o gengibre é rico em potássio, magnésio, cobre e vitamina B6. Pode ser utilizado para aliviar a dor de cabeça e os sintomas da TPM.

Hortelã: Tem um aroma inconfundível e pode ser utilizada como tempero ou ainda nós chás e sucos. Facilita a digestão de gorduras pelo organismo, é rica em flavonóides, além de ter ação anti-inflamatória.

Açafrão:– Pertence à família do gengibre, tem fragrância suave e aroma apimentado. Essa erva pode ser utilizada como corante e tempero. Sua raiz tem ação diurética, digestiva e é fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares.

Canela: É uma ótima aliada para controlar o nível de açúcar no sangue em diabéticos. Seu perfume estimula o apetite, melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimula a atenção, a memória e a agilidade visual e motora.

Coentro: Do coentro aproveita-se se tanto as folhas como as sementes, sejam inteiras ou moídas. A erva é rica em fibras e antioxidantes, por isso previne as doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

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