Erros de maquiagem que envelhecem o rosto

Pesar a mão na base e usar máscara de cílios em excesso são alguns dos deslizes cometidos, saiba como evita-los

Por Deborah Busko

erros maquiagem envelhecem Erros de maquiagem que envelhecem o rosto

A maquiagem pode fazer maravilhas pela beleza feminina. Bastam alguns truques e a aplicação correta dos produtos para rejuvenescer alguns anos em poucos minutos. No entanto, alguns deslizes podem ter o efeito contrário: uma aparência cansada e os defeitinhos em evidência.

Veja agora uma lista com os principais erros de maquiagem que envelhecem o rosto. Conheça também as soluções para como evitar que eles detonem o seu visual.

Base em excesso

Linhas de expressão, acne e manchas são exemplos de problemas de pele que podem ser difíceis de esconder. Mas cair no erro de aplicar três, quatro ou até mais camadas de base só vai piorar seu aspecto e não vai desaparecer com tudo.

Se a base for de boa qualidade, basta uma camada para conseguir um resultado natural. Reaplicar o produto várias vezes vai deixar a pele pesada e o rosto artificial. Outro erro é usar base de tonalidade diferente da cor da pele.

Muito cuidado ao usar as bases iluminadoras. Quando em excesso, esse tipo de produto evidencia as rugas indesejáveis. Atenção também quanto ao uso do corretivo. Passar muito corretivo nas olheiras pode criar uma camada grossa do produto e chamar mais atenção para a imperfeição. Para um efeito suave, aplique sempre o produto com leves batidinhas.

Muito pó

O pó facial é um ótimo aliado para remover o brilho do rosto, principalmente para quem tem a pele oleosa. Mas fique atenta, pois se aplicado em excesso, o produto acaba acentuando as rugas e linhas de expressão do rosto.

Se você já tem rugas, dispense o item da sua maquiagem. Use apenas uma base hidratante, máscara para cílios, batom e blush para ficar linda. Vale lembrar que quem tem pele seca deve evitar o pó, mesmo que ainda não tenha rugas.

Batom escorrendo

Com o envelhecimento, o contorno natural dos lábios tende a desaparecer e isso facilita que o batom escorra. Os lábios também tendem a perder o volume ao longo do tempo. Por isso, batons muito escuros não são recomendados, já que eles parecem diminuir as áreas onde são aplicadas.

E como lábios finos fazem parecer mais velha do que você é, a solução para deixá-los mais atraentes é contornar a boca usando um lápis incolor ou na mesma cor dos lábios e fixar melhor o batom ou gloss. Prefira usar cores claras ou cores vibrantes como o coral e o rosa.

Máscara que pesa os cílios

A máscara de cílios ajuda a dar volume e a levantar o olhar. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto, principalmente nos cílios inferiores. Em grande quantidade, o produto pode acabar ressaltando linhas de expressão e deixando o olhar pesado. Rímel em exagero também pode deixar bolinhas e engrossar demais os cílios, o que prejudica o visual.

Passe apenas uma camada fina. Se borrar, use uma haste flexível com demaquilante para remover as manchas. Um truque para evitar os borrões na hora de aplicar o rímel é colocar um cartão de visita ou qualquer outro papel durinho abaixo dos cílios inferiores. É simples, mas funciona.

Sombras metálicas

As sombras de tons brilhantes e metalizadas são uma forte tendência de maquiagem atualmente, mas devem ser usadas com cuidado para não estragar o make. Quando aplicadas na pálpebra móvel, abaixo da sobrancelha e no canto interno do olho, bem no canal lacrimal, elas deixam o visual mais jovem. No entanto, quando usadas na área de contorno dos olhos, as sombras metálicas ressaltam ainda mais as linhas e a flacidez das pálpebras. O melhor é optar por sombras em tons mais neutros.