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“Emagreci 17kg sem passar fome ou fazer exercícios”

A leitora Gessica Barradas relata como foram os 5 meses em que ela mudou os hábitos alimentares e conseguiu chegar ao peso que desejava

em 09/09/2013

Foto: Thinkstock

A leitora Gessica Barradas contou ao Dicas de Mulher como foram os 5 meses em que ela adotou novos hábitos alimentares em busca do emagrecimento. Ela registrou tudo desde o início da dieta, com fotos e anotações, criou um blog e é seguida por muitas mulheres que se inspiram nesse caso de sucesso. Veja o testemunho da mulher que perdeu 17kg em 5 meses sem precisar recorrer à dietas restritivas ou ficar passando fome.

“Perdi peso sem sofrer”

A baiana de 28 anos, residente em Salvador, que atua como secretária e é formada em administração de empresas, revelou ao portal como conseguiu passar de 83kg a 65kg (peso atual, medido em 07/02/2013) sem precisar se arriscar restringindo a alimentação e passando fome. Veja abaixo a entrevista com a leitora na íntegra.

O que te motivou a adotar novos hábitos alimentares?

Gessica: Eu não tinha uma saúde estável. Minhas pernas inchavam muito. Além disso, não me sentia bem diante o espelho. Comecei a usar roupas longas para me esconder de mim mesmo. O que já estava me entristecendo. Andava estressada, mal humorada e sem paciência e às vezes chorava sem motivo aparente.

Você buscou aconselhamento com um nutricionista antes de iniciar a nova dieta?

Gessica: Não. Eu busquei algumas histórias de sucesso na internet, vídeos no Youtube, foi quando me senti motivada a fazer a dieta das três horas. Era tudo que precisava. Sempre achei que as dietas que os nutricionistas passam são fora da realidade de pessoas com baixa renda. E por isso não achei que para mim seria o ideal.

De quanto em quanto tempo você fazia refeições?

Gessica: De 3 em 3 horas. E de hora marcada com lembrete no celular. O meu celular tocava estes horários, me lembrando que eu precisava comer: 6h – 9h – 12h – 15h – 18h – 21h.

Quais alimentos eram permitidos na sua dieta?

Gessica: Não fiz restrições, apenas comecei a fazer melhores escolhas. Inclui frutas, verduras, integrais, linhaça e aveia em vitaminas de frutas. Dei preferência a alimentos cozidos e não fritos e menos gordurosos. Eu inclui chás (verde, mate, erva-doce, camomila, etc) entre as refeições, pois além de ser ótimo para a saúde, ameniza a fome até o próximo horário. E a água deve estar sempre presente. No mínimo 2L dia. A única coisa que aboli da minha vida, foi o refrigerante. Não bebo de forma nenhuma.

Você fazia exercícios físicos?

Gessica: Nas primeiras semanas eu dançava na frente do espelho, em casa mesmo, ou pulava corda. Mas por conta do tempo parei. Continuei com a dieta. Mas a falta de exercício não atrapalhou a perda de peso. Continuei emagrecendo com a reeducação alimentar. Hoje eu pratico pilates 2 vezes na semana e musculação 1 vez na semana – para definir.

Quantos kg você perdia a cada semana?

Gessica: Na primeira semana 2,700kg (até por causa do inchaço) – mas no decorrer da dieta em média 500g a 1kg.

Você considera que sofreu ao fazer essa dieta? Você sentia muita fome?

Gessica: Não. Na primeira semana foi complicado dormir. Eu acordava com vontade de atacar a geladeira. Mas depois da primeira semana me acostumei. Não sentia mais tanta fome. Meu organismo já estava entrando no eixo. Não sofri por que vi que estava dando resultado e a vontade de emagrecer e ficar bem comigo mesma, era maior.

Como você se sente hoje, em relação ao seu corpo, sua alimentação e sua saúde? Está realizada?

Gessica: Eu me sinto realizada. Essa é a palavra certa. Eu agradeço a Deus pela força que Ele me deu para concluir aquilo que comecei. Não tenho dúvidas que as minhas orações me ajudaram muito. Pois sozinha eu não seria capaz. Hoje visto o que quero, sem ter vergonha das gordurinhas que saiam por todo lado, me olho no espelho e me acho bonita, eu sou outra. O meu emagrecimento não mudou só minha aparência não. Eu mudei de vida. Sou outra pessoa.

Você continua mantendo essa rotina alimentar que te levou a emagrecer? Ou mudou a dieta?

Gessica: Continuo comendo de 3 em 3 horas. Mesmo que quisesse parar, não seria possível. Meu organismo se acostumou e nos horários certos sinto fome.

Qual é o seu conselho para as mulheres que desejam emagrecer?

Gessica: Não tenha medo de encarar a realidade. Ela existe, mas, só permanece a mesma se você permitir. Você não nasceu obesa e não precisa ser assim para o resto da vida. Não se submeta a comida, você não deve ser escrava dela. O corpo é seu, a vida é sua. Então tome as rédeas e comece hoje mesmo a se alimentar de forma saudável. Tenho certeza, que assim como eu, você não irá se arrepender. E não se esqueça. Deus pode te fortalecer nesta empreitada, basta que você solicite a ajuda dEle.

Mais alguma informação ou conselho que você gostaria de compartilhar com as leitoras do Dicas de Mulher?

Gessica: A fidelidade nos horários é o que sempre chamo atenção para minhas seguidoras no blog. A disciplina. É importante também que a pessoa controle a alimentação diária, anotando ou fotografando. Assim poderá fazer uma avaliação no final do dia e organizar o dia seguinte.

Gessica Barradas: antes e depois da dieta

Foto: Reprodução / Acervo pessoal Gessica Barradas

Cardápio da dieta

Café da Manhã

  • Vitamina de banana com aveia e linhaça (200ml de leite desnatado ou de soja com uma banana picada batidos no liquidificador. E misture com uma colher de sopa de linhaça e outra de aveia)
  • 1 pão sem o miolo com manteiga e 1 xícara de café

Lanche da manhã

  • 1 maçã com aveia (a maçã pode ser trocada por uma porção de morango, uma fatia de melão ou melancia, ou ainda dois kiwis)

Almoço

  • 1 colher (sopa) de grão de bico com a mesma quantidade de arroz integral
  • 2 ovos cozidos (você pode trocar os ovos por um bife grelhado de carne ou frango, ambos sem gordura).
  • Um prato de saladas com folhas verdes, como alface, espinafre, rúcula e acelga. Além de cenoura e beterraba.

Lanche da tarde

  • Pipoca sem gordura (pode ser trocado por uma porção de frutas com iogurte natural ou por uma torradinha integral com uma fatia de queijo branco)

Jantar

  • Café com cuscuz de milho (substitua por uma colher de arroz integral e um bife de frango ou peixe)
  • Um prato de saladas de folhas verdes com tomate e palmito. Tempere com azeite de oliva.

Ceia

  • Vitamina de mamão com banana e linhaça ou um copo de leite desnatado quente com uma colher (sopa) de canela.

Confira o progresso da perda de peso da leitora Gessica

Gráfico: Dicas de Mulher

A nutricionista Sabrina Lopes alerta: “apesar da dieta realizada por ela ter mostrado bons resultados e também ter apresentado princípios básicos de uma boa reeducação alimentar como comer de 3 em 3 horas e consumir, sem muitas restrições, alimentos saudáveis, não é recomendado realizar dietas por conta própria”.

Ela ainda sugere que buscar o aconselhamento de um profissional é sempre indicado, mesmo que a dieta escolhida por você pareça inofensiva, só o profissional poderá indicar uma dieta apropriada e livre de riscos para sua saúde. Portanto, cuide-se. Não se arrisque em uma dieta não-orientada.

Se você também tem uma história de sucesso como a da leitora Gessica e gostaria de compartilha-la conosco, envie um e-mail para redacao@dicasdemulher.com.br.

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