Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Doces para casamento: 30 ideias lindas e deliciosas

Confira uma lista completa de doces indicados para casamentos, contendo sobremesas tradicionais e inovadoras, dicas para decorar sua mesa de doces e não errar na escolha do fornecedor

em 06/07/2015

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Pensar em todos os detalhes do casamento é uma preocupação de muitas noivas, afinal todas desejam que tudo corra perfeitamente no dia da cerimônia. E um dos pontos mais importantes de qualquer casamento ou celebração é o cardápio.

O cardápio do jantar varia bastante e deve ser definido conforme o estilo do casamento e o gosto pessoal dos noivos. Já as guloseimas que serão servidas aos convidados devem ser tratadas como parte integrante da festa, pois contribuem com a harmonização da cerimônia e podem funcionar também como itens decorativos.

Sendo assim, é preciso escolher diferentes tipos de doces a fim de agradar diferentes paladares e pensar nas cores, formatos e formas de apresentação, para conquistar a todos pelo olhar e pelo sabor.

Confira um catálogo completo sobre doces para casamento, contendo desde doces tradicionais até as guloseimas mais modernas, as receitas de cada doce e dicas de especialistas para te ajudar a escolher o seu cardápio de doces.

30 opções de doce para ter no seu casamento

Segundo Andréia Vasconcelos, pâtisserie e proprietária da Docinhos & Doçuras, a hora dos doces representa um momento de celebração e encontro e por isso é importante que ela seja preparada com capricho e carinho. “A mesa de doces é o momento da comunhão, onde parentes e amigos se encontram ao redor dela e dividem os momentos doces da festa”, explica.

Confira uma lista com 30 doces de estilos e sabores variados que podem ser utilizados no seu casamento e contribuir para o sucesso da sua mesa de doces.

Além disso, caso você queira economizar com os quitutes e prepará-los você mesma em cada ideia você também encontra a receita do doce em questão.

1. Cupcakes

Foto: Reprodução / The manor house bride

Foto: Reprodução / The manor house bride

Os cupcakes são mini bolos individuais e podem ser uma ótima alternativa de sobremesa para casamentos, afinal são famosos por combinar beleza e sabor.

Além de preencherem a mesa de doces, podem ser empilhados de forma que representem o grande bolo clássico, o resultado é encantador e evita a necessidade de partir o bolo em pedaços.

Uma outra vantagem dos cupcakes é a grande variedade de sabores disponíveis. É possível agradar diferentes gostos em uma única sobremesa.

Para não errar, uma dica é apostar na clássica massa de baunilha e variar somente o recheio e a cobertura de acordo com seu gosto pessoal. Confira neste link a receita de um cupcake de baunilha com recheio de limão. Uma opção saborosa e equilibrada para usar no seu casamento!

2. Naked cakes

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

O naked cake é um tipo de bolo que não leva cobertura e tem ganhado espaço em casamentos e festas em geral. Por normalmente vir acompanhado de frutas e chamar atenção bela sua beleza “natural”, o naked cake é uma ótima opção para completar o visual da mesa de doces e torná-la ainda mais atrativa e colorida.

Também é possível investir em versões mini do bolo e encantar seus convidados um a um. Além da opção de variar o sabor da massa, o recheio e as frutas que irão acompanhar o bolo. Veja opções de naked cake para o seu casamento aqui.

3. Popcakes

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Popcakes ou “bolos no palito” são uma opção prática e divertida para servir bolo e fugir do tradicional. Preenche muito bem a mesa de doces e permite que os convidados consumam bolo sem que precisem sentar à mesa.

É uma sobremesa que pode ser preparada em casa com facilidade, confira aqui a receita de um popcake de chocolate, um sabor simples e irresistível para servir no seu casamento.

4. Bolo bem casado

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Não é novidade que o bem casado é uma das guloseimas mais tradicionais em um casamento, por isso essa ideia é muito legal para quem adora o bem casado original e quer inovar no sabor do bolo.

O bolo bem casado combina a maciez do bolo e o sabor marcante do doce de leite característico do bem casado. A decoração do bolo pode ser feita baseada na linha decorativa da cerimônia. A receita dessa delícia você encontra neste link.

5. Charlottes

Charlotte é uma espécie de torta gelada recheada com frutas e envolvida com bolachas de champagne.Além de saborosa, essa sobremesa é de encher os olhos e pode ser uma ótima alternativa para substituir o bolo tradicional.

Caso você queira aprender a preparar essa receita deliciosa em casa, confira neste link o tutorial.

6. Brownies

Foto: Reprodução / Food network

Foto: Reprodução / Food network

Brownie é uma espécie de bolo que fica cremoso por dentro e levemente crocante por fora. Servido em porções individuais, ele é uma ótima opção de sobremesa para casamentos, tanto para ser servido como um doce da mesa quanto para substituir o bolo principal, facilitando o modo de servir.

Neste link você encontra a receita do tradicional brownie de chocolate, uma alternativa que com certeza irá agradar muitos paladares.

7. Cheesecakes

Foto: Reprodução / Dolly Jessy

Foto: Reprodução / Dolly Jessy

Uma outra opção para inovar no estilo do bolo são os cheesecakes. Esssa sobremesa é leve, saborosa e fica muito bem servida tanto em porções maiores ou individuais.

Para quem pretende apostar em um casamento DIY (feito à mão) e preparar os docinhos em casa, é possível aprender a receita de cheesecake aqui.

8. Torta de limão

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

A combinação de ingredientes ácidos e doces quase sempre resulta em sobremesas equilibradas e deliciosas. Uma dessas sobremesas é a torta de limão.

Além do contraste de sabores, esse doce tem uma aparência visual muito bonita, ou seja, essa é uma opção certeira para o seu casamento. Uma dica para deixar sua torta ainda mais atrativa é servi-la em porções individuais e cobri-la com uma camada de merengue. Veja neste link como preparar uma mini torta de limão com cobertura de suspiro.

9. Torta de morango

Foto: Reprodução / Spachet the spatula

Foto: Reprodução / Spachet the spatula

Já para os amantes de um sabor mais adocicado, a torta de morango é uma boa opção. Aliás, morango é uma boa fruta para usar em casamentos devido a sua cor vermelha vibrante que logo nos lembra de amor.

É possível apostar tanto em tortas grandes para serem servidas em pedaços ou em tortinhas individuais, que é mais fácil de servir, pois cada um pode pegar a sua. Para aprender a preparar uma tortinha de morango deliciosa para o seu casamento é só clicar aqui.

10. Bolo sorvete

Para os amantes de sorvete ou para casamentos no verão, o bolo de sorvete pode ser uma opção certeira e refrescante que vai fazer sucesso entre os convidados mais velhos e também entre as crianças.

Para aprender a preparar um bolo de sorvete em casa é só clicar neste link, mas vale lembrar que para adotar esta ideia é preciso ter um local bem refrigerado para manter o bolo inteiro até a hora de servir.

11. Bem casado

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Sem dúvidas o bem casado é um dos doces mais tradicionais em casamentos, pois traz consigo a representação da união de duas partes, a sorte e a felicidade do casal.

Além desse significado, a guloseima não deixa a desejar nos quesitos textura e sabor. O bem casado perfeito deve ser sequinho por fora, mas derreter após a mordida. Uma dica para servir esses docinhos é investir em uma embalagem que combine com a decoração da festa.

Caso queira preparar esse doce tão tradicional em casa, a receita você encontra aqui.

12. Brigadeiro

Foto: Reprodução / What’s Gaby cooking

Foto: Reprodução / What’s Gaby cooking

O brigadeiro é outro doce que não pode faltar em festas. Apesar de existirem inúmeras variações da receita original: de morango, de café, de paçoca, cereja e muitas outras, o brigadeiro tradicional faz muito sucesso entre os apreciadores de doce.

Uma dica bacana é investir também nas versões “de colher” do brigadeiro e suas variações, além de saboroso, os copinhos ficam ótimos postos à mesa. Confira aqui como preparar esse famoso doce.

13. Beijinho

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O beijinho, que seria a versão “branca” do brigadeiro tradicional, também é uma boa pedida para casamentos, tanto pela sua popularidade quanto pelo seu aspecto visual (a cor branca remete ao ambiente de casamento).

Preparar essa guloseima em casa é bastante simples, veja a receita neste link.

14. Casadinho

Foto: Reprodução / Nico Paneteria

Foto: Reprodução / Nico Paneteria

O casadinho é uma ótima ideia para casamentos por ser feito da união de dois doces deliciosos: o brigadeiro e o beijinho e formar uma bela combinação.

Para economizar, uma dica é investir em casadinhos ou em brigadeiros e beijinhos separados, visto que tratam-se dos mesmos sabores. Aprenda a preparar essa delícia aqui.

15. Trufas

As trufas são uma opção elegante e suculenta para adotar no seu casamento. Com uma variedade enorme de sabores, é possível escolher aqueles que mais te agradam. Para a aprensentação é bacana investir em forminhas criativas ou que combinem com a decoração da festa.

Para não errar, nada melhor do que escolher a trufa mais tradicional e amada: a de chocolate. Confira a receita dessa maravilha aqui e deixe sua mesa de doces irresistível.

16. Olho de sogra

Foto: Reprodução / Molly Mell

Foto: Reprodução / Molly Mell

Ao combinar o sabor doce do beijinho com o sabor marcante da ameixa, o doce torna-se uma ótima pedida em casamentos, pois tem como característica o equilíbrio da fruta servida junto a um doce.

Para fazer em casa, basta envolver uma ameixa sem caroço com a massa do beijinho e investir em embalagens ou forminhas para deixar o doce ainda mais irresistível. Caso tenha restado dúvida sobre o preparo, veja o passo a passo neste link.

17. Brigadeiro de morango

Foto: Reprodução / É de babar

Foto: Reprodução / É de babar

Esse doce, assim como todas as variações do brigadeiro, possui a mesma base da receita tradicional e apenas o ingrediente determinante de sabor é alterado.

O brigadeiro de morango, também conhecido como bicho de pé leva em sua composição gelatina ou achocolatado de morango. O resultado é um docinho rosa de dar água na boca só de olhar!

A ideia é que doces coloridos chamam atenção e com certeza vão fazer sucesso entre os convidados de todas as idades. Confira o passo a passo desse brigadeiro rosa neste link.

18. Camafeu de nozes

Foto: Reprodução / Louzieh Doces

Foto: Reprodução / Louzieh Doces

O camafeu de nozes é um doce clássico e elegante e por isso combina muito bem com casamentos. Seu sabor surpreende aqueles que não são fãs de nozes e com certeza agrada os apreciadores, pois trata-se de uma sobremesa doce “na medida certa”.

O preparo é bastante simples, para aprender é só clicar aqui.

19. Macarons

Foto: Reprodução / Pixelated Crumb

Foto: Reprodução / Pixelated Crumb

Os macarons são os doces que conquistaram o coração das noivas, pois são elegantes, gostosos e delicados. Permitem a personalização das cores e a inovação no modo de servir, sendo possível criar uma pilha de macarons, servi-los em saquinhos ou ainda deixá-los ao alcance das mãos em um recipiente grande.

Além disso, os macarons têm sido usado também como lembrancinha. Com tanta vantagem, não dá para deixar esse doce de fora não é? Confira essa receita passo a passo aqui .

20. Mousses

É bastante interessante mesclar diferentes tipos de doce na hora de montar a sua mesa de guloseimas, portanto os mousses, em geral, são ótimas alternativas para representar os doces cremosos e refrescantes.

Além disso, os mousses são receitas práticas e fáceis e portanto são uma boa pedida para quem pretende preparar os docinhos do seu casamento em casa.

Existem mousses de diversos sabores, para decidir escolha aquele que você mais gosta ou sabe que seus amigos e familiares preferem. Uma opção a e bastante popular é o mousse de maracujá , afinal é difícil resistir a combinação doce + azedinho.

O mousse de limão, com sua cor branca, conversa com a ocasião e se apresenta como um doce elegante e saboroso.

Seguindo a linha dos mousses, outros sabores recorrentes são os mousses de morango chocolate.

21. Pudim

Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

Assim como os mousses, o pudim é um doce conhecido, de sabor equilibrado e que precisa da ajuda de uma colher para ser degustado.

Apesar de ser normalmente servido em formas grandes, na ocasião do seu casamento procure dividir a receita em porções pequenas para dar aquele toque especial no visual do pudim. Quando os doces são servidos individualmente os convidados se sentem mais a vontade na hora de escolher o que irão provar, afinal os doces estão ao alcance das mãos.

Confira neste link a receita de um pudim de leite condensado tradicional em versão mini.

22. Crème brûlée

Foto: Reprodução / Averie Cooks

Foto: Reprodução / Averie Cooks

Para fechar com chave de ouro a lista de doces cremosos e refrescantes, uma sobremesa cheia de charme e elegância: o crème brûlée.

De origem francesa, o crème brûléé é um doce surpreendentemente leve que vai encantar os seus convidados. A receita dessa sobremesa delicada e encantadora você encontra aqui .

23. Cookies

Foto: Reprodução / Averie Cooks

Foto: Reprodução / Averie Cooks

Cookie é um doce que conquista crianças e adultos e por isso pode ser uma boa pedida para casamentos, além de servi-lo na mesa de doces é possível usá-los para compor lembrancinhas.

Existem diferentes receitas e sabores de cookies, porém se a sua intenção é agradar a todos vale a pena investir nos cookies tradicionais de baunilha com gotas de chocolate. Veja como preparar seu cookies nesse link.

24. Petit Gateau

Apesar do nome, um petit gateau é formado por itens simples: um pequeno bolo de chocolate quentinho e uma bola de sorvete de creme. A combinação de sabores e texturas do petit gateau é sem dúvidas o grande segredo desta sobremesa.

O truque do petit gateau perfeito está na hora de assar, pois a massa deve cozinhar apenas por fora de modo que a massa do meio do bolo torne-se um recheio. Para aprender a preparar um petit gateau em casa, confira a receita aqui.

25. Pão de mel

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Tradicional, o pão de mel é uma ótima opção de doce para casamentos, pois é conhecido e amado por muitos e também pode ser uma boa ideia para lembrancinha.

Além de saboroso, o pão de mel é versátil e permite inovar na cobertura e na decoração do mesmo. Uma dica legal é tingir o chocolate branco com corante alimentício ou ainda decorar os pãezinhos com as iniciais do noivos.

Para reproduzir essa receita em casa basta conferir o link.

26. Alfajor

 Foto: Reprodução / What about


Foto: Reprodução / What about

Aparentemente, alfajor e pão de mel são doces bem parecidos, porém o preparo e o sabor são diferentes. O alfajor tem a massa mais parecida com um biscoito, enquanto que o pão de mel tem a consistência de um bolo.

Ambos são ótimas opções para casamentos, pois são práticos de servir e deixam muita gente com água na boca. A dica para deixar seus alfajores ainda mais especiais é a mesma usada para o pão de mel: investir em uma decoração ou embalagem adaptada para o seu casamento.

Veja como preparar seus alfajores em casa neste link.

27. Mini churros

 Foto: Reprodução / Drizzle and Dip


Foto: Reprodução / Drizzle and Dip

Churros é um doce que tem gostinho de infância e reúne sabores que combinam muito bem entre si: a canela, o açúcar e o doce de leite (algumas vezes chocolate). Com certeza será um sucesso entre os convidados!

No seu casamento, para servir churros é possível optar pela versão mini ou pela tradicional, já que este é servido individualmente, vai depender apenas do seu gosto pessoal.

Para aprender a fazer esse quitute saboroso e irresistível basta acessar aqui a receita.

28. Donut

 Foto: Reprodução / Cooking Classy


Foto: Reprodução / Cooking Classy

Donut é um biscoito frito muito popular fora do Brasil que pode ser coberto ou recheado com algum doce cremoso e normalmente tem formato de rosquinha.

Para casamentos, essa é uma opção legal devido a possibilidade de combinar as cores da cobertura do donut com as cores que decorarão seu casamento, além de ser um doce bonito e que tem formato de petisco (pode ser degustado com as mãos e em pé).

Aprenda neste link como preparar um legítimo donut para o seu casamento.

29. Rocambole

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Existem diferentes tipos de rocambole, porém o que todos têm em comum é o efeito visual de espiral.

Para casamentos, é possível servir rocambole feito tanto com massa de bolo quanto de chocolate, ambos são opções visualmente atrativas devido a aparência característica do doce. O importante é que os pedaços estejam servidos separadamente e que o sabor esteja à altura do aspecto visual.

Confira a receita de um rocambole com massa de bolo e recheio de nozes irresistível neste link e a do rocambole de chocolate neste aqui.

30. Frutas

Nada melhor do que aproveitar a beleza, as cores e a refrescância das frutas e usá-las no seu casamento de forma criativa e suculenta. Uma opção simples e fácil é investir em espetinhos de frutas, além de agradar os apreciadores, o efeito visual é incrível.

Uma outra ideia muito bacana são as maçãs do amor de chocolate, elas ficam lindas sobre a mesa de doces e agradam os amantes da maçã do amor tradicional. O passo a passo para preparar esse quitute em casa você encontra neste link.

Uma dica para deixar essa receita com a cara da sua festa é investir em corantes para produzir maçãs coloridas ou ainda envolvê-las com confeitos ou castanhas.

Por fim, mais uma opção de sobremesa com fruta muito simples, gostosa e bonita: o bombom de morango. Para aprender é só acessar este link.

Mesas de doces de encher os olhos

Além de escolher os docinhos que irão compor a mesa de doces é preciso também pensar na disposição desses doces e na decoração da mesa como um todo.

Novamente, uma boa dica para conseguir uma mesa bonita e equilibrada é mesclar as guloseimas “secas” (brigadeiros, bolachinhas, macarons) e as “de colher” (pudim, mousses) e posicionar o bolo ou a sobremesa mais alta ao centro.

Na hora de dispor os doces à mesa um fator primordial é o acesso aos doces, é possível fazer uso de bandejas, forminhas e potes para abrigar os quitutes. Segundo a especialista em doces, Andréia Vasconcelos, é bacana colocar um tipo de doce por bandeja.

Para finalizar a decoração da sua mesa com estilo invista em toalhas e enfeites de mesa que conversem com a decoração da cerimônia. Também é interessante apostar em um plano de fundo para a mesa e plaquinhas de identificação para os doces.

“As plaquinhas seguem a identidade visual do evento e identificam na mesa cada tipo de doce, ajudando a combater o desperdício, já que as pessoas escolhem o que querem comer.”

8 dicas para não errar na escolha dos fornecedores

A escolha dos fornecedores é muito importante quando o assunto é comida, afinal é preciso ter a certeza de que tudo vai estar bonito e saboroso no grande dia.

Para te ajudar nesta decisão, a cerimonialista e criadora da EF Assessoria e Cerimonial, Esther Fernandes, listou 8 dicas e conselhos para que você consiga identificar qual o melhor fornecedor para o seu casamento. Confira:

1. Busque indicações: dê preferência para profissionais que sejam indicados por alguém que você confia, assim a chance de escolher certo é maior.

2. Pesquise e procure referências: usar a internet a seu favor é importante, segundo a cerimonialista Esther, para que você consiga reunir referências sobre os profissionais indicados.

Visitar a página no Facebook, Instagram e ver as opiniões dos seguidores; contatar alguém que o profissional já tenha trabalhado para obter informações; verificar se ele tem algum artigo, coluna ou publicação escrita são atitudes que podem ajudar.

3. Conheça suas opções: solicite uma reunião prévia para conhecer pessoalmente suas opções. Conversar sobre tendências, informações prévias, saber mais sobre o profissional é um caminho para uma escolha mais certeira.

4. Compare orçamentos: é sempre bom solicitar, analisar e comparar orçamento com pelo menos dois outros profissionais, assim você constrói um bom parâmetro de preço e uma ferramenta de negociação.

5. Nunca escolha somente pelo preço: apesar de ser um fator importante, o preço não determina a qualidade do serviço, por isso não escolha um fornecedor nem por ser muito barato ou muito caro.

6. Marque uma degustação: degustações são uma ótima ferramenta para te ajudar a escolher um fornecedor, afinal nada melhor do que experimentar para conhecer realmente a qualidade do serviço que você irá contratar.

7. Analise o contrato com calma: além do fator sabor é preciso considerar o quesito confiança. Sendo assim, é sempre bom solicitar o modelo de contato para análise prévia e garantir que tudo o que for acordado esteja no contrato de forma clara e precisa.

8. Use a sua intuição: o casamento deve representar e traduzir a personalidade do casal e por isso é bom considerar o feeling de vocês na hora de escolher.

Se tudo for escolhido com capricho e amor, a chance de tudo estar encantador no grande dia é bem grande.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas