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Dieta do glúten – passo-a-passo

Conheça a dieta que exclui o glúten da alimentação para contribuir com o emagrecimento

em 08/01/2013

Foto: Thinkstock

A dieta do glúten é ótima dica para quem está acima do peso e não sabe mais o que fazer para perder os quilinhos extras. Retirar o glúten do cardápio e fazer uma reeducação alimentar pode ser uma ajuda e tanto para eliminar de 1 a 2 kg por mês, além de ser uma opção saudável.

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Quando acrescentada à receita, ajuda a dar liga e deixa pães e massas mais fofinhos.

Mas no nosso organismo essa proteína não faz muito bem. Isso porque o glúten “gruda” nas paredes intestinais podendo até acarretar problemas no funcionamento do seu processo digestivo. Além disso, o glúten pode piorar os sintomas da terrível TPM, causar alergias e lesões de pele.

Existem pessoas com intolerância ao glúten, é a chamada doença celíaca. Quem sofre com o problema não pode comê-lo de jeito nenhum, pois o glúten provoca danos no intestino, impedindo que o processo de digestão se realize normalmente.

Passo-a-passo da dieta do glúten

A dieta do glúten consiste em eliminar o consumo da proteína, que está presente nos cereais como trigo, centeio, cevada e aveia e substituir por alimentos sem glúten como polvilho, batata, arroz, milho, fubá e mandioca.

Entretanto, é preciso ficar atenta, já que a eliminação do glúten acarreta na eliminação de vários alimentos ricos em carboidratos e se não houver substituição dentro de uma dieta balanceada, isso pode provocar falta de energia, fraqueza, dor de cabeça, perda de massa muscular e até desnutrição.

Veja como fazer a dieta do glúten passo-a-passo com uma sugestão de cardápio:

Café da Manhã*

- 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (sopa) de ricota + 1 pêra

- 1 fatia de pão sem glúten com geléia diet + 1 fatia de queijo de minas + 1 fatia fina de melão

- 6 morangos + 1 fatia de pão sem glúten com bem pouca manteiga e 2 fatias de presunto magro

Lanche da manhã e da tarde**

- 1 pêra

- 1 pote de iogurte sem glúten

- 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (sopa) de ricota

Almoço e jantar***

- 3 cols. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 omelete de 2 claras ou 1 bife médio + agrião a gosto

- 3 cols. (sopa) de arroz integral com espinafre + 1 bife médio + berinjela refogada a gosto

- 3 cols. (sopa) de arroz de brócolis + 1 concha de feijão + 1 concha de carne moída + tomate

Observações

*Escolher uma das opções + 1 xícara de chá-verde ou chá-branco ou café ou café com leite.

**Escolher uma das opções.

***Escolher uma das opções + 1 prato de folhas verde escuras com todas as opções. Opcionais: tomate, palmito, pepino, brotos.

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