Dicas de Mulher Dicas de Beleza

7 maneiras certeiras de tratar lábios ressecados

Hábitos como morder os lábios podem piorar o ressecamento dessa região. Veja como manter os lábios sempre lisos e macios

em 20/04/2017

Foto: iStock

Apesar de não ser muito querido por uns, há quem ame o inverno. As temperaturas caem, os casacos e cachecóis saem do armário e incluímos muitas delícias na nossa alimentação, como o chocolate quente e as sopas.

Nas redes sociais, muitas pessoas comemoram a queda nos termômetros, felizes por não terem mais que enfrentar o forte calor que assola a maior parte do nosso país nos meses de verão.

Porém, junto com a mantinha que deixamos em cima do sofá para ficar bem aquecidas vendo TV, surge outro sinal do inverno, desta vez não tão agradável: o ressecamento dos lábios.

As temperaturas baixas e os ventos fazem com que a pele sensível perda água, ficando mais áspera e suscetível a rachaduras.

Para aproveitar somente o lado bom do inverno, conheça as melhores dicas para tratar lábios ressecados:

1. Abuse do lip balm

Foto: iStock

Os hidratantes labiais, ou lip balms, formam uma camada que protege os lábios dos efeitos do frio, do vento e do sol, evitando que eles ressequem e rachem.

Na hora de escolher o seu, opte por lip balms que contenham óleos naturais, como o óleo de menta, em sua formulação – ou mesmo a manteiga de cacau. Esses componentes ajudam a manter os lábios hidratados por mais tempo.

2. Evite umedecer os lábios com saliva

Foto: iStock

A tentação é grande, mas umedecer os lábios com saliva para aliviar o desconforto causado pelo ressecamento não é uma boa ideia. É um círculo vicioso: os lábios ressecam, você lambe, eles ressecam mais ainda e você lambe de novo.

3. Não arranque as “pelezinhas” com os dentes

Foto: iStock

A gente sabe que incomoda, mas tentar arrancar a pele ressecada dos lábios com os dentes é uma das piores coisas que você pode fazer.

Além de lesionar a pele ainda mais, você pode acabar com um machucado bem relevante, levando até mesmo a sangramentos.

4. Evite o contato com substâncias irritantes

Foto: iStock

Os componentes das pastas e cremes dentais, por exemplo, podem causar irritação em lábios ressecados. É claro que você não vai parar de escovar os dentes, mas é bom tomar muito cuidado para que o produto não fique em contato com sempre lábios por muito tempo.

5. Invista na esfoliação labial

Foto: iStock

Pode parecer estranho, mas, além de esfoliar os calcanhares e joelhos, você também pode esfoliar seus lábios. O objetivo é remover a pele morta, deixando os lábios mais macios.

6. Beba muita água

Foto: iStock

Nossos lábios ressecam porque perdemos água, então, como você pode imaginar, é necessário repor essa perda.

Mesmo que esteja frio e as temperaturas não ajudem muito, você pode aumentar o consumo de chá, por exemplo, para garantir a ingestão de líquidos diária.

7. Procure um dermatologista

Foto: iStock

Se nada disso ajudar você a manter seus lábios longe das rachaduras, não hesite em procurar um dermatologista. Lábios ressecados ficam mais sujeitos a infecções, e pode ser necessário fazer um tratamento especializado.

Além dos lábios, nosso rosto e nossas mãos também costumam sofrer mais com a desidratação no inverno, podendo apresentar rachaduras e regiões de ressecamento. Não deixe de aplicar um bom hidrante e não deixe de utilizar o protetor solar diariamente.

Comentários
Dicas relacionadas