Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Dicas para um bom currículo

Tudo o que você precisa saber para elaborar um currículo perfeito

em 12/01/2012

Para garantir um emprego, elaborar um bom currículo é fundamental. Quem está à procura de uma boa oportunidade deve levar em conta que além de qualificação profissional e experiência, um currículo bem elaborado também conta pontos positivos. Muitas pessoas não se preocupam com o conteúdo e a qualidade das informações na hora de elaborar o currículo e por isso, algumas dicas podem ser bastante úteis.

É preciso tomar cuidado para não cometer deslizes como excessos, informações desnecessárias e até mesmo erros de português, que podem diminuir as chances de garantir uma vaga.

Além de bem escrito, um bom currículo deve ter apresentar informações bem resumidas e que permitam que o entrevistador analise facilmente o candidato.

Não tente reduzir o tamanho dos caracteres para que caibam mais informações na página. Se seu currículo estiver muito difícil de ser lido, ele pode ser facilmente descartado. Também não é necessário aumentar o tamanho da letra para dar a impressão de volume de informações.

Nos dados pessoais, mencione apenas nome, endereço, telefones para contato, e-mail, data de nascimento e estado civil. Não é necessário informar números de documentos.

A sua experiência profissional deve ser bem resumida, de maneira simples. Liste seus últimos empregos citando o nome da empresa, o cargo que ocupava e quais foram suas principais responsabilidades. Quem tem dificuldades para escrever, pode optar por descrever as atividades em tópicos, resumindo em pequenas frases.

Seja sempre verdadeira, não invente coisas para impressionar. Tudo o que for usado no currículo poderá ser questionado na hora da entrevista. Se você não souber argumentar, além de muito constrangedora, a situação acabará gerando desconfiança em quem está realizando a seleção.

Comentários
Dicas relacionadas