Dicas para potencializar a sua dieta sem sentir fome

Mude alguns hábitos diários e melhore o resultado da sua rotina de emagrecimento

Por Danielle Bianchi
Atualizado em 22/06/2012 11:15
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Texto: Thinkstock

Para a melhora da qualidade de vida de um individuo, é necessário aliar alimentação saudável com atividade física regular. Pesquisam comprovam que além de melhorar a sensação de bem estar, os hábitos saudáveis diminuem em até 40% as chances de uma pessoa desenvolver alguma doença grave como: câncer, diabetes, hipertensão e possíveis ataques cardíacos.

Para que essa mudança seja feita da maneira correta, é preciso procurar especialistas que orientem o plano adequado para você. Depois de feita a consulta, iniciar o programa pode parecer uma tarefa fácil, porém o resultado vai depender do seu esforço. Separamos algumas dicas fornecidas por nutricionistas que ajudam a potencializar a sua dieta e mudar de vez hábitos que prejudicam a sua saúde.

Confira a seguir 4 dicas infalíveis para aumentar os efeitos da sua dieta.

1 – Coma devagar

A nossa saciedade é controlada por substâncias presentes no trato digestivo, portanto é necessário realizar as principais refeições (café da manhã, almoço e janta) em locais calmos, com um tempo de pelo menos vinte minutos e se concentrar apenas nos alimentos. O ideal é que dure de trinta a quarenta segundos cada mastigação e que haja um intervalo para cada garfada. Por último, vale a pena sempre lembrar que ingerir líquidos durante as refeições deixa o processo de digestão mais lento, portanto espere de quarenta minutos a uma hora para beber algo depois das refeições.

2 – Salada em primeiro lugar

A salada ainda sofre preconceito por parte de algumas pessoas, porém tem que ser consumida diariamente por quem quer manter uma alimentação saudável e perder peso. Ricas em fibras, as verduras cruas ajudam a dar saciedade ao nosso organismo, e por terem uma quantidade calórica pequena podem ser consumidas em maiores quantidades. A dica é sempre comer antes dos pratos quentes uma quantidade significativa de saladas variadas, assim quando chegar ao prato principal você já não estará com tanta fome.

3 – Prefira os alimentos integrais

Vale a pena trocar os alimentos refinados como: farinha, pães, arroz e massas pelos alimentos integrais. Pois, além de conterem uma quantidade maior de fibras e nutrientes, os alimentos integrais tem o poder de reduzir o esvaziamento gástrico, aumentando assim o tempo de saciedade após cada refeição. Esses alimentos também ajudam no trânsito intestinal, evitando a constipação, problema frequente em muitas mulheres.

4 – Evite beliscar

As pessoas que tem o hábito de beliscar guloseimas como: balas, bolachas, salgadinhos e chocolates o dia todo, tem uma dificuldade maior para perder peso. Devido a falta de nutrientes, esses alimentos impedem que a pessoa fique saciada por muito tempo. Assim você se alimenta mais vezes do que o necessário para manter-se satisfeito. Deixe para desfrutar desses alimentos apenas nos finais de semana. Durante a semana prefira alimentos ricos em fibras e nutrientes.