Dicas para passar roupa sem sofrimento

Veja como facilitar a sua vida na hora de deixar as peças lisinhas

Por Andressa Dias
Atualizado em 06/04/2013 11:40
dicas para passar roupa sem sofrimento Dicas para passar roupa sem sofrimento

Foto: Thinkstock

Passar roupa – o mal necessário. É quente, toma tempo e é perigoso. Difícil é encontrar quem adore essa tarefa doméstica. Se esta é um a tarefa essencial no dia-a-dia de uma casa, não há como evita-la, mas é possível torná-la menos pesarosa. Confira as dicas para passar roupa.

Uma das primeiras dicas que você deve sempre considerar é lavar as peças de roupa e usar um amaciante de qualidade ao finalizar o processo de higienização. Escolha os tipos menos gordurosos e que tenham um aroma que seja de seu agrado para deixar as roupas macias e cheirosas.

A segunda dica é procurar deixar as roupas o mais liso possível ao tirá-las da máquina de lavar. “Batê-las” como se estivesse tirando o restinho de água que ficou nelas é uma das formas de deixa-las menos amassadas.

Outro truque que você pode usar a seu favor é pendurar as roupas bem esticadas no varal. Algumas peças quando penduradas já no cabide, não precisam nem ser passadas, dependendo do tecido e do tipo de roupa.

Lençóis, calças jeans e outras peças que amassam mais, devem ser penduradas pelas pontas e ficarem bem esticadas – nada de pendurar roupas dobradas. Além de não secar direito, elas ficam marcadas.

É importante também tomar cuidado com o lugar onde é colocado o pregador. Dependendo de sua posição ele pode deixar a roupa marcada e dificultar a sua vida na hora de passar a peça.

Tomando esses cuidados, quando chegar a hora de engomar as suas roupas de uso pessoal, cama, mesa e banho, o processo todo tomará menos tempo e gastará menos energia. Poupando seu esforço, os gastos e o meio ambiente.

Na hora de passar, você pode contar com algumas tecnologias disponíveis no mercado que prometem facilitar sua vida. O conhecido ferro de passar se apresenta em versões tradicionais e as versões com vapor – mais fácil e prático de usar. Optar por uma boa água de passar também pode facilitar o processo.

Ao usar o ferro a vapor tome alguns cuidados: não deixe a água nele após o uso, remova-a e guarde-o na vertical. Antes de usá-lo aconselhamos deixa-lo esquentar bem para usá-lo apenas quando estiver saindo vapor e não água. E todo cuidado é pouco quando se trata dessa ferramenta.

Outra opção tecnológica para facilitar o dia-a-dia é o vaporizador de roupa. Existem modelos que chegam a parecer um aspirador de pó, mas também há versões menores – portáteis. Este produto permite que você passe a roupa usando apenas o vapor que ele solta e a roupa pode estar em um cabide. Não é necessário colocar a peça em uma tábua de passar.

Há quem também opte pelas secadoras de roupa. Os modelos verticais de parede permitem que você estenda as roupas diretamente em um cabide, o que muitas vezes diminui ou elimina a necessidade de passa-las com um ferro.

Investir em uma boa tábua de passar também é essencial. A tábua deve ser firme e proporcionar segurança e praticidade na hora de executar esta tarefa.

Outra sugestão para tornar esta tarefa doméstica mais agradável é fazê-la enquanto assiste televisão, escuta suas músicas preferidas ou um programa de rádio que gosta. Vale lembrar, que nesses casos, você não pode se distrair vendo a televisão e esquecer o ferro queimando a roupa ou ocasionar algo ainda mais grave. Cuidado.

Lembramos ainda que é imprescindível observar as instruções na etiqueta da roupa para ver qual é o tipo de tecido da roupa e em qual temperatura ele deve ser passado – se ele puder ser passado.

Depois de passada, guarde a roupa de uma forma que evite que você tenha que passa-la novamente antes de usá-la. E lembre-se: quanto mais roupas você puder juntar e passar de uma vez, melhor. A cada vez que o ferro é ligado, muita energia é gasta.

Siga as dicas e os truques para passar roupa e poupe tempo, esforço e dinheiro com estas recomendações.