Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Dicas para o primeiro dia de trabalho

Saiba como se dar bem no primeiro dia de trabalho

em 13/01/2012


O primeiro dia no emprego é sempre cheio de expectativas e preocupações. Aproveite o momento para levar à risca aquela velha recomendação de começar a nova fase com o pé direito. Na verdade, isso é só um empurrãozinho inicial, algumas outras dicas para o primeiro dia de trabalho podem ser muito úteis. Afinal, você certamente vai querer se sair muito bem se adaptando ao ambiente, dando conta das tarefas e causando boa impressão nos colegas de trabalho.

Começar em um novo emprego não é uma tarefa fácil, mas pode ser mais simples do que você imagina. Deixe o nervosismo de lado, transpareça calma. Não há motivos para ficar tensa. Se você foi escolhida para o cargo, certamente foi porque enxergaram potencial para dar conta da função.

Deixe tudo organizado no dia anterior, planeje tudo e não se atrase em hipótese alguma. É bom chegar mais cedo, assim você tem mais tempo para se preparar de forma mais tranquila. Apresente-se aos colegas de maneira educada e sorria. A regra para o momento das apresentações é equilibrar doses de simpatia e espontaneidade, não se esquecendo da discrição. Exagerar na simpatia pode fazer com que você pareça falsa, cuidado. É importante que seus colegas vejam em você uma pessoa acessível a todos no ambiente de trabalho, independentemente se vão trabalhar ou não diretamente com você.

Nos primeiros contatos com os colegas de trabalho não saia contando aspectos da sua vida particular e nem fale muito sobre você. Fale apenas o essencial, de onde veio, se estuda, sobre sua família. Prefira trocar informações que possam ser úteis na vida profissional. O ideal é manter uma postura mais observadora, sobre como as pessoas se comportam e de escutar mais a falar, principalmente nos primeiros dias no novo trabalho.

Fuja das fofocas e não faça pré-julgamentos ainda que alguém critique um colega. Limite-se a escutar e deixe para tirar suas próprias conclusões com o tempo. Demonstre interesse ao explicarem suas tarefas, preste o máximo de atenção e aproveite para tirar todas as dúvidas. Não tenha medo de perguntar e se preciso, anote tudo.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas