Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Dicas para facilitar o dia-a-dia da dona de casa

Veja como você pode otimizar o seu tempo e garantir que sua casa fique arrumada e limpa

em 25/09/2013

Totalmente prática e simplesmente cuidadosa. Ora esposa, ora mãe, ora dona de casa. A mulher moderna se torna multitarefa e busca encontrar meios de facilitar o seu serviço diário em suas casas.

Para isso, procuram eletrodomésticos e até mesmo objetos manuais que possam ajudá-las no trabalho e que ofereça mais praticidade ao dia-a-dia.
Foi com esse objetivo que a dona de casa e aposentada Maria Cecília de Carvalho reduziu o tempo nos seus afazeres. “Antes eu ficava horas e horas para executar apenas uma de minhas tarefas, hoje, ganhei mais agilidade”, conta Maria.

Por isso, a ex-professora traz algumas dicas para facilitar o dia-a-dia da dona de casa. Anote aí:

1 – Lista de compras

Parece ser algo simples, mas o seu resultado interfere na rotina diária. Segundo a aposentada, fazer a listagem com os produtos que faltam na dispensa é uma boa forma de se organizar. “Grudo a lista na geladeira, e assim que as coisas vão acabando, anoto. Otimizou extremamente o meu tempo, já que consegui ter mais organização”, explica.

2 – Suportes para armazenagem de produtos

Investir em um suporte ou até mesmo em uma prateleira simples é uma boa opção. “Ainda mais para quem tem netinhos pequenos, colocar os produtos de limpeza fora do alcance deles, é fundamental. Além da segurança, eu consigo deixar a minha casa bem organizada e de fácil acesso quando preciso deles”, comenta Maria Cecília.

3 – Balcão para eletrodomésticos

Optar pelo balcão na cozinha reduz o tempo de preparo dos alimentos, além é claro, de facilitar o manejamento. “Para fazer o jantar e o almoço com mais facilidade, tenho sempre a minha vista todos os eletrodomésticos que preciso, assim, posso preparar os alimentos mais facilmente, além também, de evitar dores musculares ao tentar pegá-los dentro do armário”, brinca a ex-professora.

4 – Triturador de condimentos

O mercado de eletrodomésticos disponibiliza diversas opções de preços, modelos e até funcionalidades para quem quiser otimizar ainda mais o tempo de preparo das refeições. “Eles são ótimos, pois é só colocar os temperos lá dentro, que ele pica o tamanho em que desejar. Me facilita muito, pois enquanto o aparelho está cortando, eu já vou fazendo outra coisa”, explica Maria Cecília.

5 – Alvejantes e tira manchas

Já foi o tempo em que a mulher ficava horas e horas no tanque de lavar roupa para tirar a mancha nas roupas. Hoje, é possível aplicar uma pequena quantidade de produtos próprios para isso, e aguardar alguns instantes que a peça já está perfeita. “Eu sempre procuro ter os tira manchas de reserva. Eles são práticos, tem um aroma gostoso e não prejudica de forma nenhuma a peça. É uma boa opção também”, sugere a dona de casa.

6 – Refeições semi-prontas

Buscar congelar as refeições é uma boa investida para quem quer mais facilidade. “Cozinhar o feijão e guardá-lo em recipientes no freezer também é ideal. Quando se pretende prepará-lo, é só temperar e ele fica delicioso como se estivesse feito na hora”, explica Maria Cecília.

7 – Aspirador de pó

Diferentemente do que se pensa, aspirar a casa é uma forma de limpá-la com eficiência. “Os aspiradores de pó são bons para manter e conservar a faxina pesada que você fez. Eles eliminam poeiras e pequenas sujeiras que você não enxerga com facilidade”, comenta a dona de casa.

8 – Limpeza

Para as mulheres que costumam higienizar a casa diariamente, é possível mantê-la organizada e limpa, mas de uma outra forma. Invista na faxina pesada, incluindo lavagem de vidros, azulejos e até a cozinha, pelo menos duas vezes por mês.

Depois, é só manter a limpeza e conservá-la. Para isso, uma varrida simples já é suficiente. Exceto os banheiros que devem ser higienizados com mais frequência. Para isso, opte em usar luvas e produtos químicos que facilitam a limpeza.

É importante também pedir ajuda e delimitar tarefas para todos os membros da família. A divisão dos serviços acarretam em um trabalho mais dinâmico, fácil de ser feito, além é claro, de garantir com que todos saibam conservar a manutenção da casa. “A divisão de tarefas entre filhos e com o esposo ajuda na rotina. Isso porque, consigo tirar um tempo para me cuidar e me divertir”, ressalta Maria Cecília.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas