Dicas para escolher o fotógrafo do casamento

As fotografias são a melhor forma de registrar o momento da união do casal, por isso o profissional deve ser bem escolhido

Por Deborah Busko
Atualizado em 22/06/2012 9:18

como escolher fotografo casamento Dicas para escolher o fotógrafo do casamento

Embora o dia do casamento seja de muita alegria, é natural que em meio a tantas emoções, brindes e felicitações os noivos tenham a impressão de que a comemoração passou rápido demais ou que acabaram perdendo detalhes importantes do evento ao ter que dividir as atenções em tantos acontecimentos. As fotografias, portanto, são a melhor forma de registrá-lo.

No álbum de casamento certamente estará uma boa parte das lembranças do grande dia dos noivos. Uma recordação que vale não só para o casal, mas para os parentes, amigos e futuramente filhos e netos, que poderão conferir o registro de um momento tão marcante.

Por isso, muita atenção na hora de escolher o fotógrafo do casamento. Mesmo se o orçamento for apertado, vale a pena investir na contratação de um serviço profissional e ter um resultado de qualidade.

Se não conhece nenhum fotógrafo, o melhor é conversar com pessoas que se casaram recentemente para pegar indicações e contatos. Aproveite e peça para ver os álbuns delas.

Contratar um profissional por e-mail ou telefone, sem antes ver nenhuma amostra do trabalho ou porque vocês simplesmente gostaram de uma foto que viram na internet pode não ser uma boa ideia. O melhor é agendar uma visita para conhecer de perto o trabalho dele e ver se corresponde às suas expectativas. Outro ponto importante é decidir o estilo pretendido das fotos: mais clássicas, artísticas ou voltadas para o fotojornalismo.

Um bom entrosamento entre o fotógrafo e os noivos também é fundamental. O casal precisa ficar à vontade com a presença constante do fotógrafo durante os preparativos, a cerimônia e a festa. Se isso não ocorrer, o resultado pode ser um álbum com fotos pouco naturais.

Verifique se ele mesmo fará as fotos ou, no caso de uma empresa, se será outro fotógrafo. Neste caso, solicite fotos da pessoa que ficará encarregada no dia do casamento. Por mais que digam que a equipe trabalhe com o mesmo estilo de fotos, o resultado pode não ser o esperado.

Na hora de firmar o contrato, não se esqueça de acertar todos os detalhes em relação às horas que ele ficará na festa, se ele levará ou não um ajudante. É importante também deixar previamente estabelecidos os prazos de entrega das cópias e do álbum pronto.