Dicas para economizar na lavanderia

Saiba como poupar água e energia na hora de lavar, secar e passar roupa

Por Deborah Busko
Atualizado em 04/11/2011 15:51

dicas economizar lavanderia Dicas para economizar na lavanderia

Economia doméstica é sempre bem-vinda e reduzir os gastos com água e energia na lavanderia pode ser o primeiro passo para sentir a diferença no bolso. Pequenas atitudes na hora de lavar, secar e passar roupa podem colaborar com o seu orçamento.

Na lavanderia, a regra básica para quem quer economizar é não deixar torneiras abertas quando não precisar usar a água. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto esfrega a roupa. As peças com sujeira pesada devem ser deixadas de molho antes da lavagem. Só abra a torneira novamente para enxaguar.

Outra dica é juntar o máximo de roupa possível para colocar na máquina. Isso não significa esperar até que todas as peças da sua gaveta estejam no cesto de roupas sujas, mas acumular uma boa quantidade para tirar proveito da capacidade da máquina, sempre respeitando o limite estabelecido.

As máquinas mais modernas oferecem opções para selecionar o nível de água de acordo com o volume de roupa. Essa função inteligente das lavadoras limita o desperdício de água.

Não se esqueça de separar as roupas claras das escurar e lavar somente tecidos que permitam o uso em lavadoras, sempre seguindo as instruções indicadas nas etiquetas das roupas. Dessa forma, você não só economiza água e energia, mas também poupa seu tempo.

A água do tanque e da máquina de lavar podem ser reutilizadas para lavar o quintal. Você gasta menos água e ainda economiza sabão em pó.

Na hora de secar a roupa, use o varal em vez da secadora. Ou, se preferir, coloque as peças na máquina de secar por alguns minutos e depois no varal enquanto ainda estiverem úmidas. A dica de acumule o maior número de roupas antes de lavar também vale para quando for passar as peças.

O ferro de passar consome muita energia, portanto, é melhor usar de uma vez. Pendurar a roupa corretamente no varal, deixando o mais esticado possível e dobrar bem se não for passar na hora são outras dicas de economia. Deixando tudo embolado, você perde mais tempo para passar a roupa e, consequentemente, gasta mais energia.

Fique atenta ao selo do Procel, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que indica o gasto energético de cada eletrodoméstico da lavanderia. O selo traz letras de A a G e, quanto mais próximo de A, mais econômico o aparelho.