Dicas de Mulher Dicas de Casa

Dicas para conservar panelas

Tão importante quanto escolher bem as panelas, é saber como conservá-las

em 22/06/2012

O segredo de uma comida gostosa não está só na seleção dos melhores ingredientes, na combinação de temperos e na habilidade de quem vai preparar.

Mas além de ficar atenta a estes elementos, é preciso saber escolher a panela ideal para ter como resultado um prato delicioso. Não é a toa que existem panelas de diversos tamanhos, formas e materiais.

Ferro, alumínio, inox, barro. Cada dona de casa tem sua preferência, e tão importante quanto usar as panelas corretas é saber conservá-las, já que o tempo e o mau uso podem provocar problemas, inclusive para a saúde da sua família.

Isso acontece porque existem componentes nas panelas que podem passar para os alimentos durante o preparo e contaminá-los.

Para evitar que as panelas se desgastem antes do tempo, confira algumas dicas para conservar panelas e como mantê-las limpas.

Panela de alumínio

É a mais comum e mais barata, além de ser mais leve e distribuir melhor o calor, mas requer alguns cuidados no seu uso. Para você que usa panela de alumínio, é preciso tomar cuidado para não raspar e não usar nada que cause atrito, pois quando arranhado o material libera metais tóxicos que podem contaminar os alimentos.

A dica é mexer os alimentos sempre com utensílios de pau, plástico ou ainda silicone. Evite também preparar molho de tomate na panela de alumínio, a acidez do molho reage com o material da panela. Para lavar panela da alumínio, use uma esponja macia.

Panela de inox

A panela de inox é a mais versátil, resiste a variações bruscas de temperatura e não libera substâncias tóxicas. Tem a capacidade de distribuir o calor igualmente, porém não é indicada para frituras porque o óleo pode aquecer demais ou quando usada para cozimento, a comida pode passar do ponto.

O aconselhável é não usar esponja de aço para lavar panela de inox, corre-se o risco de remover a camada protetora de óxido que esse tipo de panela possui e que serve para impedir que os metais passem para a comida.

Panela de ferro

A panela de ferro é mais resistente, não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura. Durante o cozimento, reage com a acidez dos alimentos e o ferro é passado para a comida. Quanto mais velha a panela, mais ferro é liberado.

Evite guardar alimentos já prontos na panela de ferro para evitar a oxidação. Ao lavar panela de ferro não utilize esponjas de aço e para secar, coloque sobre a chama do fogão.

Panela antiaderente

A panela antiaderente possui um revestimento que impede que os alimentos grudem, por isso necessita de menos gordura para cozinhar a comida. Além disso, o teflon impede a passagem de metais prejudiciais à saúde e a torna a limpeza mais fácil.

Mexa os alimentos com colher de pau, plástico ou silicone e evite as esponjas de aço para não arranhar e conservar a panela antiaderente por mais tempo.

Há quem prefira ainda panela de barro ou panela de pedra sabão, que conservam o calor dos alimentos por mais tempo e não devem ser colocadas em superfícies frias assim que tiradas do fogo porque podem trincar e aí, não tem conserto.

Outros tipos comuns são a panela esmaltada, panela de cobre, panela de vidro. Apesar das diversas opções, existem dicas que valem para qualquer tipo de panela.

Observe se o acabamento interno da panela é arredondado, o que vai fazer com que você cozinhe melhor os alimentos e ajuda na hora de lavar, porque não vai grudar nos cantos. Use a boca do fogão do tamanho exato ou menor do que a panela para as chamas não queimarem as laterais e o cabo da panela.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas