Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas para Mães

Dicas para colocar as crianças para dormir

A falta de rotina na casa ou o costume de dormir na cama dos pais podem ser motivos para a dificuldade em colocar os pequenos para dormir

em 22/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Para muitos pais, a hora de colocar as crianças para dormir é uma verdadeira batalha. Choro, reclamações e pedidos para ficar um tempinho a mais acordado são os comportamentos mais comuns dos filhos que não querem dormir.

Crianças que demoram a dormir ou que acordam durante a noite também são problemas que deixam os pais cansados. Alguns dos motivos para essa dificuldade em colocar os filhos para dormir podem ser a falta de rotina na casa ou o costume de dormir na cama dos pais.

Quem luta com isso todos os dias, deve saber que o ideal não é fazer a criança dormir, mas preparar o ambiente e criar oportunidades que façam isso acontecer. Ela deve entender a hora de dormir como um momento prazeroso.

A criança precisa ter horários que devem ser repetidos diariamente até se transformarem em hábitos e toda a família precisa colaborar para servir de exemplo ao pequeno.

Estabeleça um ritual: horário para o banho, para jantar, para brincar. Mas atenção, não adianta colocar a regra de que ela precisa dormir às 22h se a casa continuar agitada, com barulho e a luz do quarto permanecer acesa.

Os pais devem criar um ambiente gostoso e tranquilo. Usar abajur ou tomadas iluminadas é uma boa sugestão para deixar o ambiente aconchegante e ainda garantir a segurança da criança caso ela levante no meio da noite.

Desligue a TV, feche as janelas, assim a criança vai relaxando. Contar histórias, colocar músicas suaves e conversar sobre os acontecimentos do dia também são boas estratégias de como colocar as crianças para dormir.

Criança pode dormir na cama dos pais?

Coloque a criança na cama ou berço, dê boa noite, apague a luz e saia do quarto. Pode ser que ela chore, mas honre esse ritual e não se sinta culpada por deixá-la sozinha. O melhor é que cada um tenha seu próprio espaço e lugar de criança é no quarto dela. Essa atitude deve começar desde cedo, pois quanto mais tempo a criança dormir com os pais, mais difícil será tirar esse costume.

Se o filho já está acostumado a isso, é hora de mudar a situação. Vença a preguiça e leve-o de volta para o quarto. A tarefa não é fácil, requer bastante paciência, perseverança para ser colocada em prática, mas vale a pena.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas