Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas para Mães

Dicas para alimentação correta das crianças

Veja como incluir uma refeição equilibrada e saudável na dieta dos pequenos

em 08/05/2012

Nem sempre incluir alimentos verdes nas refeições das crianças é a solução para uma reeducação alimentar e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

A busca por pratos mais saudáveis e equilibrados levam as mães a cortarem drasticamente alimentos que os pequenos já estão acostumados a comer, o que na prática, não é uma maneira considerada correta.

Mas como saber se alimentação das crianças está realmente correta? O Dicas de mulher traz algumas dicas e alguns tópicos que devem ser observados regularmente pelos pais no dia a dia dos pequenos. Anote aí:

Bebidas congeladas

Embora sejam totalmente mais práticas, as bebidas de caixinhas contem grande quantidade de açúcar, fator que contribui intensamente com o aumento excessivo de peso das crianças. Por isso, é preferível que as crianças bebam sucos feitos com a fruta natural. Não adoçar a bebida também é crucial para evitar a obesidade.

Alimentos com temperos

É comum escutar entre os pais que alimentação de recém nascidos ou de crianças maiores deve ter menos quantidade de temperos. Mas saiba que essa atitude é totalmente recriminável pelos médicos. Isso porque, as crianças precisam aprender a gostar de alimentos verdes e para aguçar o paladar, essas comidas devem ser bem saborosas e atrativas. Por isso, invista em temperos caseiros e não exagere na quantidade de sal.

Legumes e verduras

Considerado o vilão entre as crianças, os alimentos verdes são fundamentais na dieta do seu pequeno. Isso porque possuem quantidades de vitaminas necessárias ao crescimento e desenvolvimento das crianças.

Para incluir na dieta dos seus filhos, opte por misturá-los em omeletes, macarrão ou até mesmo em um prato como tradicional arroz e feijão.

Pratos atrativos

Está comprovado cientificamente que elaborar pratos gostosos de se ver é uma maneira bem eficiente de chamar a atenção dos pequenos. Por isso, tente fazer com que ele brinque com a comida, ou seja, faça desenhos que se assemelhem com o rosto, por exemplo.

Para isso, compre aquelas forminhas que ajudam na modelação de desenhos diferentes ou formatos criativos, como corações, peixinhos, bolas, entre outros.

Guloseimas

Não é errado deixar que seus filhos comam chocolates, salgadinhos ou chicletes, por exemplo. O errado é fazer com que eles comam em demasia e em todos os horários das refeições. Por isso, estabeleça regras e faça com que eles saibam que esses alimentos devem ser consumidos com responsabilidade.

Frutas

Incluir todos os tipos de frutas na alimentação diária dos pequenos é fundamental para a qualidade de vida das crianças. Por isso, procure cortar em cubinhos e faça com que os pequenos comam pelo menos, duas vezes ao dia.

Participar das refeições

Já diziam os mais antigos: as crianças são os espelhos dos pais. Por isso, é importante que vocês participem e comam os mesmos alimentos que você pede para seus filhos se alimentarem.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas