Dicas de Mulher Dicas de Noivas

10 dicas para acertar na escolha do seu site de casamento

Buscar uma plataforma de confiança e que permita que o site seja personalizado de acordo com as preferências e necessidades dos noivos é essencial

em 10/02/2017

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ao organizar um casamento, toda ajuda é bem vinda. E além dos noivos contarem com uma boa assessoria ou um extremo senso de organização e planejamento, outro recurso indispensável nessa etapa é o site de casamento.

Os sites ajudam a reunir em um lugar só diversos aspectos do casamento, como a confirmação dos convidados, orientações sobre o local e a cidade da cerimônia, além das ferramentas de listas de presentes que ajudam a garantir que o casal receba itens ou contribuições que realmente serão úteis para a nova vida a dois.

Outra vantagem de investir em um site de casamento é que nele você pode armazenar as fotos do pré-casamento, contar um pouco da história do casal, guardar depoimentos carinhosos dos padrinhos e convidados, manter os convidados informados e ainda usar o espaço para publicar as fotos da celebração.

Apesar de muitas pessoas ainda acharem que é difícil fazer um site, felizmente hoje existem muitas opções até mesmo para quem não tem tanta intimidade com o computador. Plataformas como o iCasei, por exemplo, trazem temas prontos e toda uma estrutura que facilita a criação do site personalizado de casamento.

10 aspectos que você deve avaliar ao escolher a plataforma do seu site de casamento

Veja quais são os fatores que devem ser analisados ao escolher uma plataforma de criação de sites de casamento. Atentar-se a essas características é importante para optar por um serviço que realmente vai te ajudar e facilitar a organização da cerimônia e da festa.

1. Conheça a reputação do site

Uma das coisas mais importantes ao adquirir um produto, serviço ou até ao contratar um serviço gratuito pela internet é verificar sua reputação. Converse com pessoas que já usaram aquele serviço, confira os depoimentos dos usuários, verifique o portfolio de sites da empresa, verifique como a marca lida com problemas e com críticas, se ela resolve as situações e se respeita seu cliente. Afinal, casamento é um assunto sério e o casal só deve envolver empresas de confiança no seu rol de fornecedores.

2. Verifique as opções de atendimento

Conheça as opções de atendimento, verifique se a plataforma oferece atendimento online, por telefone, por e-mail e dê preferência aos fornecedores que tenham opções que sejam mais interessantes ao casal. “Ter vários canais de atendimento é fundamental. No iCasei, o noivo que não quiser só trocar e-mails, pode falar com a gente pelo telefone” afirma Luis Machado, fundador do iCasei.

Verifique também se há diferenças no atendimento entre planos pagos e planos gratuitos. No iCasei, por exemplo, o atendimento é igual para todas as modalidades e os noivos podem ser atendidos por telefone pelas assessoras iCasei que ajudam o casal a personalizar o site de forma fácil e ainda tiram as dúvidas na hora.

3. Analise preço, formas de pagamento e segurança

Quanto ao preço, existem plataformas que disponibilizam a criação gratuita de sites de casamento, mas é válido lembrar que estes possuem limitações nos recursos, no atendimento e alguns podem até cobrar taxas mais altas nas listas de presentes. “Dentre diversos sites grátis, um dos melhores sem dúvida é o ProntoCasei.com, simples de usar e confiável, com cerca de 6 anos de mercado é sem dúvida a melhor opção para os noivos que buscam algo mais simples e sem custo” orienta o profissional.

A plataforma iCasei tem uma opção para teste com 10 dias grátis e depois disso o cliente opta por um dos planos pagos. Segundo Luis, o iCasei possui preços bem acessíveis. “A partir de R$ 49,90 é possível fazer um site com a versão mais simples e ter o mesmo suporte que um plano mais caro.”

Além dos preços, verifique as formas de pagamento que o site oferece, como cartões de crédito, boleto, PayPal, PagSeguro e escolha o que possuir uma plataforma que contemple seu método de pagamento. E tenha cautela com sites que não oferecem sistemas reconhecidos e seguros de pagamento.

Outro fator de segurança importante é o recurso que permite que apenas usuários cadastrados possam entrar no site, fazer login e ver informações como a lista de presentes e o local do evento.

4. Saiba quais são as opções de layout e temas para o site

Deixar o site do seu casamento com um estilo que combine com o casal é um dos pontos fundamentais para que tudo fique em harmonia. Por isso, vale a pena investir em uma plataforma que tenha bastante opção de personalização e muitos modelos, layouts e temas diferentes para os noivos escolherem. No iCasei é possível escolher entre mais de 80 layouts personalizáveis para o seu site de casamento.

5. Descubra se o site é fácil de usar e possui acesso mobile

Não deixe de fazer a versão de teste nos sites antes de optar por algum deles se estiver em dúvida. Isso já ajuda a ver se o serviço é fácil de usar e se é possível personalizar da maneira que vocês querem. Ainda nesse sentido, dê preferência a plataformas que permitam que você acesse as informações do seu casamento, através de apps ou com uma interface otimizada para ser usada no celular. “Blogs e enquetes integrados ao site e que permitam a troca de mensagens e opiniões entre os noivos e convidados são outro diferencial” diz Luis Machado.

6. Estude as ferramentas de lista de presentes que o site oferece

Segundo Luis, uma das ferramentas que é a queridinha dos noivos é a Lista de Casamento. “Quando for escolher um site tenha atenção com os detalhes e os recursos fornecidos, pois além das tradicionais listas que são vinculadas à lojas consagradas no mercado existem outras duas excelentes opções: Lista de Presentes Virtuais e Cotas de Lua de Mel. “

“Com a Lista de Presentes Virtuais você pode cadastrar os produtos que quiser (geladeira, fogão, jogo de jantar, etc.), mas em vez de receber os produtos você recebe o valor em dinheiro, em sua conta bancária” diz o profissional. Ele complementa que essa é uma excelente opção para você não receber presentes repetidos e indesejados. “Para os noivos que já possuem a casa montada, é uma excelente solução.”

De acordo com Luis, com as Cotas de Lua de Mel você pode fragmentar a sua viagem em cotas, para que os seus convidados possam ajudar a realizar a viagem dos seus sonhos. “Com isso é possível, por exemplo, cadastrar um jantar romântico em cota única no valor de 200 reais ou então dividir o valor da passagem aérea de 2000 mil reais em dez cotas de 200 reais. Você escolhe os destinos e os passeios que quiser, cria as cotas de acordo com a sua vontade. Ela funciona da mesma forma como a lista de presentes virtuais, você recebe os valores em sua conta corrente” esclarece.

O fundador do iCasei ainda alerta para que os noivos não caiam em pegadinhas. “Normalmente sites que trabalham com sistemas de pagamento terceirizado (ex: Paypal e PagSeguro) possuem taxas mais altas, maior tempo de espera para repasse dos valores e os seus convidados precisam ter uma conta nesses sistemas de pagamento. O iCasei, por exemplo, é um site que possui negociação direto com as empresas de cartão de crédito, sendo assim consegue oferecer condições muito competitivas. Vale a pena conferir e pesquisar” afirma Luis.

7. Dê preferência a plataformas que ofereçam mais recursos aos convidados

Pesquise os recursos que a plataforma oferece para você organizar as informações com os convidados. “Desde o mapa do local da cerimônia até dicas sobre onde se hospedar e confirmação de presença online e por telefone” complementa Luis.

O fundador do iCasei também diz que vale a pena avaliar outras ferramentas diferentes e exclusivas, como “Seu Amigo Seu Fotógrafo”, em que é possível colocar fotos do Instagram no álbum do site em tempo real, basta que os noivos informem aos seus convidados a hashtag vinculada ao site do casamento.

“Sites de casamento geralmente oferecem a opção de criar álbuns digitais e galerias de fotos para eternizar a data. Procure serviços que possibilitem edição de imagens online e que sejam integrados às redes sociais. Quando essa ferramenta específica está disponível, todos podem ter acesso às fotos tiradas por qualquer convidado e publicadas no Instagram ou no Facebook, por exemplo” orienta Luis Machado, do site iCasei.

8. Priorize sites que te ajudam a organizar o casamento

O profissional também ressalta que muitas ferramentas auxiliam os noivos nos momentos mais difíceis, como o recurso Save The Date, que possibilita enviar um e-mail aos seus convidados com todas as informações do seu casamento. Outro recurso bacana é o RSVP, no qual os convidados podem confirmar presença na cerimônia, economizando o tempo e trabalho dos noivos com a organização do evento.

9. Confira se o site oferece espaços para você incluir suas dicas

Se os seus convidados são de outras cidades, certamente precisarão de dicas de hospedagem, salão de beleza, serviços de taxi, entre outros. Por isso, vale a pena optar por sites que permitam que você incluam suas dicas personalizadas para orientar os convidados quanto às dúvidas que a maioria pode ter. Até mesmo para falar sobre as cores permitidas e proibidas dos vestidos das madrinhas.

10. Opte por plataformas que te possibilitam armazenar as memórias do casamento

No iCasei, por exemplo, o site pode ficar disponível pelo período que os noivos desejarem, dependendo do período que escolheram no momento da contratação do plano. Quando o plano vencer, os noivos podem renovar e estender o período. “Temos casos de noivos com o site no ar há mais de 4 anos. Fica a critério dos noivos” esclarece Luis.

“O iCasei possibilita aos noivos gravar uma cópia do site completo em CD para guardar como recordação, também é possível fazer o download de uma cópia digital do site a um custo menor” informa Luis Machado.

Leve em consideração todas essas dicas ao escolher a plataforma onde vai fazer o site do seu casamento. Seja em um plano gratuito ou pago, é vital que a plataforma te ofereça bons recursos e muitas opções para personalizar o site e organizar as informações da melhor maneira. Por isso, vale a pena pesquisar e selecionar com carinho onde farão o site desse momento tão especial.

Publieditorial

Comentários
Dicas relacionadas