Dicas e cuidados para ter cabelos cacheados mais bonitos

Aprenda finalmente como se dar bem com seus cachos!

Por Karen Gomes
Atualizado em 03/04/2013 13:49

cabelo cacheado bonito Dicas e cuidados para ter cabelos cacheados mais bonitos

Nem todas as mulheres comemoram por ter as madeixas cacheadas e recorrem ao alisamento. Reclamam que os cachos deixam os cabelos com frizz, além de quebradiços e opacos. Mas você, mulher de cachinhos, cuida devidamente dos seus cabelos?

Existem cabelos cacheados perfeitos e não é nenhum bicho de sete cabeças mantê-los assim. O segredo é menos preguiça e mais cuidados.

Qual o segredo para ter cachos perfeitos?

Para começar, nunca se esqueça de que limpeza é essencial. O cabelo cacheado pode ser lavado diaramente, mas é preciso usar produtos adequados para esse tipo de fios.

O xampu para cabelos cacheados é ideal para dar uma vida natural aos seus cachos e tirar toda a sujeira e, portanto, indispensável antes do condicionador.

Outra dica de cuidados para ter cabelos cacheados bonitos é massagear o couro cabeludo durante a lavagem. Essa simples ação estimula a produção de sebo protetor nas madeixas.

Evite cremes em excesso. O cabelo cacheado já tem tendência a ser oleoso, por isso o ideal é aplicar os cremes somente no comprimento e nas pontas. Procure hidratar seus cachos uma vez por mês. Se o seu cabelo estiver muito necessitado, hidrate a cada 15 dias. Mas não exagere, hidratação demais pode quebrar seus fios.

Os hidratantes têm o objetivo de repor os nutrientes que dão brilho, elasticidade, forma e maciez ao cabelos cacheados. Prefira os cremes hidratantes para cabelos cacheados enriquecidos com fortalecedores, ceramidas, proteínas do leite e da seda, gérmen de trigo, soja, extratos vegetais, queratina e silicone, que impede a saída da água, desarmando os fios e definindo os cachos.

O melhor método para deixar os cabelos cacheados sem volume, além da hidratação, é usar produtos sem enxágue ou leave-in. Evite pentear os cachos quando estiverem secos. Utilize pentes de madeira com dentes grossos e desembarace com cuidado, iniciando sempre das pontas até a raiz.

Para finalizar, a melhor opção de corte para cabelos cacheados é o repicado em camadas. Cortar os cabelos periodicamente ajuda e evitar o ressecamento dos fios, controlando os cachos.