Dicas de planejamento financeiro da educação dos filhos

Estabelecer metas desde o nascimento das crianças pode garantir o futuro educacional dos filhos

Por Fernanda Boito
Atualizado em 21/09/2012 17:00
dicas de planejamento fianceiro da educacao dos filhos Dicas de planejamento financeiro da educação dos filhos

Foto: Thinkstock

Ao se pensar em planejamento financeiro, normalmente, as primeiras metas a serem alcançadas são a casa própria, o carro e a aposentadoria. Porém, e educação dos filhos também deve ser prioridade, já que investir em uma educação de qualidade fará uma grande diferença na vida dos herdeiros da família.

Mesmo que o projeto de se ter um filho ainda pareça distante é importante começar a pensar no que fazer para garantir o futuro educacional dos pequenos e o planejamento financeiro da educação deles deve começar nos seus primeiros dias de vida. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-la a planejar melhor a educação dos filhos, desde o ensino fundamental à faculdade. Confira.

Quando, como começar e o que fazer?

O planejamento deve começar nos primeiros dias de vida da criança e como qualquer outro tipo de planejamento financeiro, além de organização, é fundamental estabelecer metas. Segundo o Guia de Planejamento Financeiro publicado pela BOVESPA, entre os 0 e 7 anos de vida dos filhos, o ideal é poupar para o Ensino Fundamental e Médio e só entre os 7 e 17 anos, poupar para o Ensino Superior.

Uma das grandes dúvidas é saber o quanto poupar. Sabe-se que não há como definir exatamente a quantia exata que os pais gastarão quando começarem a pagar a escola dos filhos, porém, pode-se fazer uma estimativa. Segundo pesquisas desenvolvidas pela Federação Nacional das Escolas Particulares, a média de gastos anual para o Ensino Infantil e Fudamental é de R$7.200,00. Já de acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas, calcula-se que os gastos com o Ensino Superior dobram.

A partir disso, pode-se estabelecer uma quantia mínima mensal a ser poupada. É fundamental lembrar que como em qualquer situação que envolva questões e gastos financeiros é preciso ter bom senso e adequar as economias aos ganhos da família e não comprometer mais de 25% do orçamento mensal com esse tipo de economia.

Após estabelecer uma meta, procure ser fiel à ela e esqueça daquele dinheiro, que pode ser depositado em uma poupança ou destinado à aplicações que não permitem o saque do dinheiro dentro de um prazo mínimo. Outra sugestão é a de destinar parte de extras como férias e 13 salário para esse fim.

Outra dica é a de abrir a poupança ou aplicação no nome dos pais. Esse tipo de atitude é uma maneira de garantir que, porteriormente, quando os filhos já estiverem maiores, o dinheiro poupado seja de fato destinado à educação e não para outros fins. Além disso, quando as crianças já estiverem grandes, convoque-as a ajudar nas economias da casa. A educação financeira dos filhos certamente ajudará a família a poupar e, consequentemente, garantirá uma “poupança educacional” gorda.

O tempo passou e nós não poupamos. O que fazer?

Muitas vezes, as condições financeiras familiares não permitem que o planejamento financeiro da educação dos filhos comece desde o seu nascimento e muitas famílias se desesperam ao notar que os filhos já chegaram à adolescência e os pais não economizaram nada que se destine à sua educação.

Mas ainda há tempo. Mesmo que seu filho já esteja com 15 anos de idade, ainda há tempo. As mesmas sugestões são válidas para os filhos mais velhos. Talvez a quantia final será melhor, mas lembre-se que o pouco é melhor que nada.

Outro problema pode aparecer quando os filhos já estão prestes a entrar na faculdade. Nesse caso, não há mais tempo para poupar, mas vale a pena pesquisar para economizar. Dedique seu tempo à pesquisar valores de faculdades particulares e custos com moradia e transporte e partir disso procure as soluções mais baratas. Se a opção foi por um curso particular, procure os programas de ficanciamento estudantil ou converse com o departamento fincanceiro da universidade para possíveis negociações.