Dicas de limpeza e conservação dos uniformes escolares

Prolongue a duração das peças tomando alguns cuidados básicos

Por Andressa Dias
Atualizado em 16/05/2012 13:59

limpeza e conservacao uniformes escolares Dicas de limpeza e conservação dos uniformes escolares

Um dos problemas que mais aflige o dia-a-dia das mães é o tal do uniforme escolar. Por ser uma peça de uso frequente e intenso, os uniformes escolares devem ser cuidados com delicadeza para que não estraguem logo no primeiro semestre letivo.

Uma das coisas que se deve ter em mente é que as crianças e adolescentes usam o uniforme para aulas de educação física, entre outras atividades que provocam mais desgaste no material. Sendo assim, sua vida pode ser prolongada, mas ainda assim os uniformes tem uma vida curta.

Para quem ainda tem filhos pequenos, sugerimos doar os uniformes que não servem mais, pois eles deixam de servir antes mesmo de se desgastar com o uso. Para quem já tem filhos mais crescidos e que não precisam trocar tanto a numeração, vale a pena cuidar bem dos uniformes para não precisar comprar todos novos a cada ano.

Uma dica é ter entre três e quatro uniformes e ao chegar o final do ano, ver quais estão em bom estado e manter e descartar ou reciclar os que já não podem mais ser usados. Assim, você não precisa renovar o estoque inteiro de uniformes, somente repor alguns.

Quanto à limpeza dos uniformes, ela deve ser feita tomando alguns cuidados, um deles é verificar a etiqueta para conferir as possibilidades de lavagem, secagem e como deve ser passado.

A lavagem à mão deve ser feita com delicadeza para não alterar a estrutura do uniforme. Entretanto, se você for lavar na máquina, prefira o modo delicado ou rápido, pois eles não precisam ficar de molho ou ter lavagens extras.

Além disso, os uniformes com manchas não devem ser deixados de molho no alvejante, pois ele danifica o tecido aos poucos. Prefira produtos que sejam específicos para remover manchas naquele tipo e cor de tecido e use o produto apenas na área manchada.

Lembramos ainda que uniformes com peças de diferentes cores, por exemplo, calça azul e camiseta branca, devem ser lavados separadamente para não manchar. Sugerimos também deixar o uniforme para secar na sombra, para evitar que a cor do uniforme desbote.

Ao passar o uniforme, não abuse da temperatura. Peças estampadas devem ser passadas pelo avesso, enquanto os uniformes de poliéster devem ser passados com temperatura baixa ou com protetor para evitar as possíveis marcas no tecido.

Recomendamos também dar algumas dicas de conservação para os filhos, como: retirar o uniforme assim que chegar em casa, evitar deixar ele jogado, se cuidar para não deixar cair comida ou outras substâncias que podem causar manchas.

Aliar seus cuidados com a limpeza e os cuidados que o seu filho pode ter para manter o uniforme bonito por mais tempo é garantia de economia e de uniformes que duram mais anos letivos.