Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Dicas de alimentação para redução de gordura corporal

Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais no processo de emagrecimento

em 20/04/2011

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”.

O sobrepeso e a obesidade são transtornos que estão bastante relacionados ao estilo de vida. A obesidade é hoje um dos grandes problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, 5% das crianças até 14 anos tem peso excessivo e já apresentam risco de desenvolver hipertensão arterial. Portanto, o problema não se restringe às mulheres ou à população adulta.

A pratica de atividade física e hábitos alimentares saudáveis podem evitar e tratar problemas relacionados ao excesso de gordura corporal.

Dicas nutricionais para reduzir gordura corporal de maneira saúdavel

Mastigue muito bem os alimentos. Demora em torno de 20 minutos para o estômago liberar o hormônio CCK que o cérebro capta e gera a sensação de saciedade. Ou seja, mastigando mais, há maior tempo para o estômago enviar a mensagem de saciedade para o cérebro, diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes em excesso.

Faça de 5 a 6 refeições ao dia. Fracionando as refeições, e diminuindo o volume delas, fará com que seu metabolismo aumente pelo menos 20%.

Invista em alimentos fontes de fibra alimentar: grãos integrais (arroz, pães, biscoitos, macarrão, aveia, granola), verduras, legumes e frutas. As fibras dificultam a absorção da gordura e carboidratos, favorecendo o metabolismo.

Evite o exagero de carboidratos à noite, ou seja: massas, pães, doces. Não há necessidade de excluir, mas é necessário cuidar com as quantidades. Durante a noite, estamos mais próximos do metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura. É importante que jantar seja menos farto que o almoço.

Evite ao máximo o consumo de guloseimas, “calorias vazias”, ou seja, produtos que possuem muitas calorias e poucos nutrientes: balas, doces, refrigerantes, açucares, bebida alcoólica… O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura.

Consuma 4 porções de frutas ao dia, pois alem de fornecerem vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, possuem frutose que ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

Evite o consumo de gordura animal: retire a pele do frango ou a gordura aparente das carnes, diminua o consumo de manteiga, ovos, substitua os laticínios integrais pelos desnatados.

Opte sempre por preparações mais saudáveis: assados, grelhados ou cozidos. Evite frituras que aumentam muito a quantidade de calorias e gorduras.

Fique sempre atento aos rótulos dos alimentos. Eles trazem informações valiosas sobre o produto que irá consumir. Na hora de escolher, opte pela menor quantidade de gorduras, calorias e sódio.

Cassiana G. Domingues

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Nutrição

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas