Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Descubra se há vazamento em sua casa

Confira alguns truques pra saber se sua casa está com vazamentos e evite o desperdício de água

em 23/01/2012

Qualquer gotinha pingando em uma torneira ou um cano furado, mesmo quando o vazamento é pequeno, já provoca grandes desperdícios de água. Como sabemos que economizar água é essencial nos tempos atuais, concordamos que vale a pena separar um tempo do seu dia para verificar se há algum vazamento em casa e solucionar o problema.

Torneiras

Torneiras que ficam pingando mesmo quando fechadas, precisam de um vedante novo para acabar com este vazamento. Um gotejamento pode significar o desperdício de até 46 litros de água por dia e 1.380 litros por mês, causando um aumento na sua conta de água e jogando fora água que nos fará falta no futuro.

Relógio de água

Para saber se há vazamento no relógio de água, feche todas as torneiras, não use os sanitários e desligue quaisquer aparelhos que utilizem água. Anote o número que aparece no hidrômetro (relógio de água) ou verifique a posição do seu ponteiro maior. Espere 1 hora e observe se o número mudou ou se o ponteiro saiu do lugar. Caso isso tenha acontecido, há vazamento em algum lugar.

Vaso sanitário

Para fazer o teste de vazamento no vaso sanitário, pegue borra de café usada e jogue no vaso. Se não houver vazamento, a borra ficará no fundo do vaso. Se houver, a borra se moverá e sairá do fundo. Neste caso, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Se a bacia for de descarga para trás, em direção à parede, esgote a água. Se a bacia continuar acumulando água, é porque há vazamento na caixa de descarga ou na válvula.

Canos alimentados diretamente pela rede

Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada pela rede, como a do tanque e espere a água sair. Coloque então um copo cheio d’água na boca da torneira. Se a água for sugada pela torneira, provavelmente há um vazamento no cano que é alimentado diretamente pela rede.

Canos alimentados pela caixa d’água

Feche todas torneiras da sua casa, desligue aparelhos que utilizem água e não use os vasos sanitários. Feche também a torneira de bóia da caixa, o que impedirá a entrada de água. Faça uma marcação do nível de água na caixa e verifique se ele baixou após 1 hora. Se houve uma diminuição no nível da água, há vazamento nos sanitários ou nos canos alimentados pela caixa d’água.

Reservatórios subterrâneos de edifícios

Feche a torneira da bóis do reservatório do subsolo e o registro de saída. Marque o nível d’água no reservatório e verifique se ele baixou após 1 hora. Caso o nível tenha baixado há vazamento nas tubulações de alimentação do reservatório superior, na tubulação de limpeza ou nas paredes do reservatório.

Caso note que há vazamento de água em sua casa, chame um encanador o quanto antes. Desta forma, além de evitar vazamento, você também estará economizando na conta de fornecimento de água no final do mês e tanto você quanto o meio ambiente saem ganhando.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas