Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

Descubra qual é a piscina ideal para sua casa

Fazer um bom planejamento é essencial na hora de construir sua piscina

em 20/09/2012

Foto: Thinkstock

Praias são ideais para se refrescar na água e tomar sol, mas, pra quem não tem a sorte de morar no litoral, esta opção só está disponível durante as férias ou feriados prolongados. O clube também proporciona um bom ambiente para nadar, tomar sol e descansar.

Mesmo assim, em alguns dias precisamos relaxar em casa. Sendo assim, por que não ter uma piscina em casa? Assim, além de ter lazer à domicílio, você ainda pode receber os amigos no verão.

São muitas as vantagens de se ter uma piscina em casa. Você tem mais liberdade, além de aproveitar melhor seu tempo em família.

Mas na hora de escolher o modelo e construir, existem alguns pontos devem ser levados em consideração, como o terreno para construção, a quantidade de pessoas que irão utilizar a piscina, o tamanho de sua propriedade (ela comporta o modelo de sua escolha?) e possíveis visitantes futuros, que surgirão quando a obra estiver concluída.

Qual modelo escolher e onde construir?

O ideal é que o terreno seja plano, espaçoso e ensolarado. Espaçoso o suficiente para o modelo que foi escolhido. Para ter uma ideia do espaço a ser utilizado basta pegar a medida da piscina que você quer construir e multiplicar por dois, o resultado final é o espaço que será necessário para a construção.

Além disso pense no custo benefício do modelo, na manutenção ao longo dos anos e na durabilidade do modelo escolhido.

O material mais utilizado para a construção de piscinas é o concreto armado, mas também encontramos piscinas feitas de fibra de vidro e vinil.

No caso de piscinas de concreto, você tem maior liberdade e pode explorar sua imaginação, já que o tamanho e formato da piscina podem ser adaptados a todos os tipos de terrenos. Fazendo a manutenção adequada, você só precisará fazer reparos depois de 15 anos de uso. Por tudo isso, o valor de investimento para uma piscina de concreto acaba sendo mais caro que os outros tipos de piscinas.

Piscinas de fibra de vidro são produzidas em larga escala, por isso seus modelos são definidos pelos fabricantes. A implantação deste tipo é mais rápida e o valor de investimento é mais baixo. O principal problema, é que não pode ser utilizada em edifícios e locais de difícil acesso. Com a manutenção adequada, a piscina pode durar até 10 anos sem precisar de reparos.

Para piscinas feitas com vinil é construída uma “caixa” de alvenaria dentro da fundação escavada, que é revestida com o material. O principal problema é que, por ser vinil, o forro pode ser cortado por materiais pontiagudos. A construção é bem rápida e a estimativa de durabilidade é de até 7 anos.

Para não correr riscos com a obra, entre em contato com uma empresa especializada em piscinas para te assessorar. Ou até mesmo um arquiteto para fazer um projeto especifico para sua casa.

Escolhi o modelo e o local para a piscina, e agora?

Como a procura por piscinas é consideravelmente menor nos meses do inverno, programe-se para começar a obra nesta época. Além de obter descontos maiores tanto nos materiais como na mão de obra para a instalação, nesta estação o clima é mais seco e chove menos. O risco de sua obra ficar parada por causa do tempo é mais baixo. Você sofre menos estresse construindo e sua piscina fica pronta dentro do prazo.

Tenha sempre em mente que quanto maior a piscina, maior seu gasto, tanto para a implantação como para mantê-la nos anos seguintes. Construa com cautela e planejamento para não ter surpresas no fim da obra.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas