Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Dermatite de contato

Fique atenta aos sinais de irritação na pele, pode ser dermatite de contato

em 14/02/2012

A dermatite de contato é uma inflamação na pele causada pelo contato direto com substâncias que podem ser irritantes e causar reação alérgica. O tipo mais comum é causado pelo contato com substâncias químicas, a exemplo dos ácidos, sabonetes, detergentes e solventes.

A exposição a um determinado material ao qual a pessoa seja hipersensível ou alérgica, como cosméticos e fragrâncias, também pode provocar a dermatite de contato. Há ainda casos de dermatite por fotossensibilidade, ou seja, as reações aos produtos só aparecem quando a pele é exposta à luz solar. Estes produtos podem ser loções para barbear, filtros solares e pomadas.

Como identificar?

Essa inflamação é comum principalmente nas mãos, braços e rosto, mas também pode aparecer nas unhas.

Os sinais da dermatite de contato variam conforme o tempo em que a pele ficou em contato com estas substâncias. A irritação pode surgir imediatamente ou demorar algum tempo.

Os sintomas da dermatite de contato são coceira na pele, lesões secas e descamações, principalmente nas mãos e braços nos casos mais leves ou até mesmo bolhas, intensa vermelhidão, queimação e rachaduras nos casos mais graves.

Tratamento

O tratamento para dermatite de contato envolve, principalmente, identificar o agente que está provocando a irritação na pele e evitá-lo ao máximo. Além disso, são utilizados medicamentos que aliviam os sintomas, geralmente cremes de corticóides.

Mas como nem sempre é possível saber o que está causando a dermatite na pele somente com a observação do paciente, o recomendado é procurar um especialista no assunto para fazer uma avaliação detalhada da doença. São colocadas pequenas quantidades de diferentes irritantes na pele para avaliar qual deles provoca reação.

Os sinais da dermatite geralmente desaparecem em duas a três semanas, mas se o causador da reação não for identificado de imediato, os sintomas podem reaparecer.

Se a alergia for nas mãos, o ideal é utilizar luvas de vinil para não ter contato com o produto ou utilizar outras formas de isolamento nas demais regiões do corpo. Evite usar água muito quente e se a pele estiver muito seca, use cremes sem perfume para reforçar a hidratação.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas