Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Depilação caseira

5 tipos de depilação que você pode fazer em casa e se manter livre dos pelos indesejados

em 09/09/2014

Quando os pelos começam a crescer, não tem jeito. É preciso recorrer à depilação, aquele procedimento dolorido que toda mulher não gosta, mas é obrigada a encarar. Para se ver livre dos pelos indesejáveis, é preciso reservar dinheiro para ir ao salão ou a uma clínica de estética.

Os preços de uma depilação variam de acordo com o tipo e o local escolhido e, na maioria das vezes, isso acaba pesando um pouco no bolso. Sem contar o sofrimento para ficar com a beleza em dia.

A depilação é fundamental para as mulheres não só por beleza, mas também por higiene. Mesmo que não dê para recorrer ao salão, é possível ficar com a pele lisinha fazendo uma depilação em casa mesmo. Nas perfumarias é possível encontrar diversos tipos de produtos para depilação caseira, tudo para facilitar a tarefa.

Vale lembrar que, assim como no salão e independente do método escolhido, a depilação caseira precisa de alguns cuidados. O primeiro deles é sempre lavar as mãos e a região a ser depilada antes de iniciar o procedimento.

Evite compartilhar lâminas ou papéis depilatórios já usados por outras pessoas. Use sempre produtos novos.

Para evitar a oxidação da lâmina, não deixe o aparelho jogado no box do banheiro por muito tempo ou em lugares úmidos. Após utilizar a lâmina, seque bem e guarde. No caso da cera, nunca reaproveite o produto.

Depilação com cera para micro-ondas

A cera depilatória para micro-ondas contém produtos naturais, tem ação hidratante e cicatrizante. É ideal para a remoção dos pelos de pequenas áreas como buço e axilas, regiões em que os pelos crescem com maior rapidez e, por isso, precisam ser depiladas mais frequentemente.

Para usar a cera, basta aquecê-la no micro-ondas pelo tempo indicado na embalagem do produto, misturar e observar a sua consistência para saber se está na temperatura ideal para aplicar na pele. Uma vantagem desse tipo de cera é que ela dispensa o uso de folhas depilatórias. Basta aplicar, aguardar algum tempo e puxar os pelos com a cera mesmo, sempre no sentido oposto ao crescimento dos pelos.

Folhas prontas para depilação

As folhas prontas para depilação são práticas, rápidas e podem ser carregadas na bolsa para qualquer lugar. Existem dois tipos: a corporal, indicada para axilas, pernas e virilha e a facial, para o buço e sobrancelhas.

A cera em folhas dispensa qualquer tipo de aparelho ou outro método de aquecimento. E o melhor, é totalmente descartável.

As folhas já vêm separadas e prontas para o uso, basta aquecer com as mãos. É só segurar um par de folhas esfregar por aproximadamente 30 segundos ou até que as folhas se separem facilmente, deixando a cera uniforme dos dois lados.

Em seguida, separe as folhas devagar e aplique na região a ser depilada pressionando firmemente com os dedos e sem esfregar, sempre no sentido do crescimento dos pelos.

Depois do tempo aproximado indicado na embalagem, retire a folha depilatória no sentido contrário. Descarte a folha usada e repita esse procedimento no outro lado.

Para não ficar com resíduos da cera na pele, aplique o óleo pós-depilatório.

Depilador elétrico

O depilador elétrico é uma ótima opção para aquelas mulheres que tem alergia a qualquer tipo de cera, lâmina ou até mesmo aquelas que querem evitar a dor e o sofrimento com a depilação comum com cera quente. Além disso, o depilador elétrico é a solução perfeita para mulheres que não têm muito tempo para ir ao salão de beleza.

O aparelho para depilação é prático, fácil de usar e não faz sujeira. Ele é recomendado para regiões como virilha, axilas e pernas. O aparelho promete arrancar os pelos completamente pela raiz com mais precisão. Assim, eles demoram em média até três semanas para crescer de novo.

Mas não é porque esse tipo de depilação dispensa a cera quente que o processo deixa de ser dolorido. Mesmo com a alta tecnologia, o desconforto é recorrente até mesmo com o aparelho elétrico. Para conseguir um acabamento de pele lisinha e livre dos indesejáveis pelos, o procedimento é dolorido em qualquer tipo de depilação, mas a vantagem é que com o depilador elétrico, a dor é menor.

O depilador elétrico pode ser usado durante o banho ou até mesmo com a pele seca. A cabeça depiladora do aparelho é removível e lavável. Por motivo de higiene, é recomendado lavar bem antes de guardar o produto.

Creme depilatório

A depilação com creme é mais prática, pode ser feita no corpo, rosto e dura cerca de três dias. Antes de adquirir o produto, você precisa saber se não é alérgica. Por isso, é aconselhável fazer um teste de sensibilidade no braço. É uma ótima alternativa para mulheres que não suportam a dor da cera quente ou fria, do depilador elétrico e não gostam de usar lâminas.

Pensando nas mulheres de pele muito sensível, algumas marcas desenvolveram o creme depilatório hipoalergênico, que contém óleo de amêndoas, aloe vera e vitamina na formulação, por isso trata e protege a pele, garantindo a retirada dos pelos sem dor.

Depilação com lâmina

A depilação com lâmina é um método prático, porém não tira os pelos pela raiz e em poucos dias, eles voltam a aparecer. Outra desvantagem da depilação com lâmina é que ela favorece o surgimento de pelos encravados e irritações.

Mesmo assim, o ideal é que a depilação com lâmina seja feita na hora do banho, pois a água quente funciona como anti-inflamatório e dilata os poros.Para evitar cortes, estique bem a pele e deslize a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Sempre use lâminas novas, esqueça as velhas e enferrujadas.

Depilação com pinça

Embora seja um método muito trabalhoso e demorado, a depilação com pinça remove os pelos pela raiz, diminui o crescimento e afina os pelos. Esse tipo de depilação é mais indicada para regiões mais delicadas como a sobrancelha, o buço e as axilas.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas