Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Delineador: tudo o que você precisa saber para fazer um traço perfeito

Confira truques, dicas, vídeos e fotos que vão te ajudar a treinar corretamente e fazer um delineado como uma profissional

em 23/09/2014

Foto: Thinkstock

O delineado é um dos passos mais importantes em uma maquiagem. É ele que dá o acabamento no make dos olhos e é ainda mais imprescindível quando você usa uma sombra clara ou nenhuma sombra na pálpebra. Sem o delineado, o olhar fica apagado e sem acabamento, por isso vale a pena investir um tempo em aprender a usá-lo corretamente.

Outro ponto que exige o uso de delineado é a aplicação de cílios postiços, pois sem o acabamanto do delineador, tanto a cola quanto os postiços ficam à mostra na sua maquiagem, o que a deixa com um aspecto de mal feito.

Mas como valorizar o seu olhar com o delineador? Como o delineado normalmente é feito com preto, a cor acaba aprofundando o olhar e o diminuindo um pouco.

Por isso, mulheres de olho pequeno ou pouco espaço entre a pálpebra e a sobrancelha devem fazer um delineado mais fino. Enquanto mulheres de olho maior e com espaço entre pálpebra e sobrancelha devem fazer um traço mais grosso.

Em ambas as formas é importante fazer um puxadinho de gatinho no final. Se deseja um efeito discreto, faça um puxado pequeno. Para um efeito mais dramático, levante o traço um pouco mais rumo ao final da sua sobrancelha.

Como aplicar o delineador sem erro?

Depois de preparar a pele para a maquiagem usando primer de base e base para o rosto (sim, ela deve ser aplicada também nas pálpebras), aplique a sombra que desejar ou deixe a região sem sombra, se for de sua preferência.

O próximo passo é aplicar o delineador. Seja qual for o tipo que você escolheu, para todos existem várias técnicas diferentes de aplicação. Uma delas é começar pelo canto externo fazendo um traço mais grosso e trazer em diração ao canto interno afinando o traço. Feito isso, desenha-se um tracinho que vai do canto externo em diração à sobrancelha e depois deve-se “conectá-lo” ao traço da pálpebra. Veja na imagem abaixo o passo a passo:

Foto: Reprodução

Se você acha essa técnica difícil, a boa notícia é que existem outras formas de fazer o mesmo delineado. Confira os vídeos das blogueiras e escolha qual atende melhor suas habilidades e necessidades.

Neste vídeo, a guru de beleza Camila Coelho ensina como aplicar o delineador em gel usando o lápis preto como base para o delineado.

A blogueira Alice Salazar explica a técnica com a caneta delineadora. O tutorial começa a partir dos 10 minutos.

No vídeo abaixo, a vlogueira Van Almeida mostra como fazer uma maquiagem completa com delineado duplo usando delineador líquido.

E não poderia faltar a maquiagem com olho de gatinho clássica com o batom vermelho, ensinada pela blogueira Camila Coelho, confira.

Delineador: qual é o melhor para você?

Atualmente as lojas de cosméticos trazem inúmeras opções de marcas e modelos de delineadores para que toda mulher consiga encontrar um que caiba no seu bolso e que atenda suas preferências. Veja abaixo os quatro principais tipos existentes:

  • Delineador líquido
    Sendo um dos mais comercializados nas lojas de cosméticos a preços acessíveis, este acabou se tornando o tipo mais popular de delineador. Suas vantagens são: já vem com aplicador, permite traços precisos e finos, normalmente fica bem preto. As desvantagens são: seca rápido e não é muito fácil de aplicar.
  • Delineador em gel
    O delineador em gel tem se tornado mais popular a cada dia e até mesmo as marcas brasileiras já estão lançando suas versões. A principal vantagem é que por ter uma textura cremosa, é mais fácil de aplicar. A desvantagem é que você precisa comprar um pincel aplicador porque não vem junto com o produto.

  • Caneta delineadora
    Ainda um pouco difícil de comprar, ela é uma solução prática para quem tem mais precisão no traço ao usar canetas. A vantagem é que é um produto completo, já vem com aplicador e a desvantagem é que, assim como o delineador líquido, pode ser um pouco difícil de usar nas primeiras vezes.

  • Kajal
    O kajal é mais uma alternativa de delineador. Sua principal vantagem é ser parecido com o lápis. Sua textura cremosa facilita a aplicação. Entretanto, sua desvantagem é que com ele é mais difícil fazer traços finos.

A maquiadora profissional Brigitte Calegari recomenda a caneta delineadora para iniciantes, por acreditar ser mais fácil de aplicar. Em suas maquiagens, ela faz o traço “base” com o delineador em gel e finaliza com o delineador líquido por cima, pois ele permite mais precisão no traço. A galeria a seguir traz algumas opções dos quatro tipos de delineador apresentados em diferentes lojas, marcas e preços.

O delineador favorito das maquiadoras e blogueiras

Quando o assunto é delineador fácil, duradouro e bem preto mesmo, um produto é unanimidade entre muitas blogueiras brasileiras. Trata-se do delineador em gel Fluidline da MAC. Ele é recomendado por blogueiras de beleza como Marina Smith e Cinthya Rachel. O produto não acompanha aplicador, possui 6 opções de cores e custa R$66 na loja brasileira da Sephora.

Foto: Reprodução

10 tipos de delineado para sua maquiagem

Embora o tipo de delineado mais comum seja o delineado gatinho, existem outros traços que você pode fazer na sua maquiagem. A figura abaixo traz dez maneiras de traçar o delineador e evidencia o efeito diferente que cada tipo tem nos olhos.

Foto: Reprodução

4 dicas para acertar no traço do seu delineado

  1. Não puxe a pele dos olhos ao fazer o delineado, isso pode deixar o traço torto;
  2. Faça o delineado primeiro com um lápis e depois passe o delineador líquido por cima, assim fica mais fácil de desenhar o traço;
  3. Use uma fita adesiva e coloque-a na lateral externa do olho para criar uma base ou molde para fazer o delineado gatinho;
  4. A maquiadora Brigitte ensina que, se você não tiver experiência é melhor fazer o delineado primeiro e depois a pele, assim evita borrões e fica fácil consertar os erros.

Fotos: delineados caprichados para inspirar

Foto: Reprodução


Foto: Reprodução


Brigitte Calegari. Foto: Reprodução


Brigitte Calegari. Foto: Reprodução


Supervaidosa / Foto: Reprodução


Fabulous by Vivian / Foto: Reprodução


Juliana Balduino / Foto: Reprodução


Blog Do Jeito H / Foto: Reprodução

Como fazer seu próprio delineador em casa

Se você gosta de se dedicar a fazer seus próprios cosméticos em casa, aproveite as duas receitas abaixo e crie seus produtos personalizados, capriche em uma embalagem com a sua cara e tenha o seu próprio delineador exclusivo.

Delineador em gel

Delineador colorido

Se você ainda está com dificuldades para passar o delineador, não se desespere. Isso é normal, mesmo as profissionais tiveram que treinar inúmeras vezes para conseguirem a firmeza e a perfeição no traço. Por isso, sempre que possível, treine aplicar o delineador, pois só a prática leva à perfeição. Não desista! Treine muito e consigará fazer delineados maravilhosos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas