Decoração vintage

Saiba como dar um toque vintage à decoração da sua casa

Por Andressa Dias
Atualizado em 31/07/2012 14:36

A decoração do século XXI tem sido amplamente influenciada pelas tendências posteriores de design de interiores, e entre estas, o destaque é a época que compreende os anos 40 e 50. Muitas pessoas conhecem o estilo deste período por meio da decoração da casa de seus avós ou bisavós, o que dá a este tipo de decoração um ar nostálgico e agradável.

decoracao vintage1 Decoração vintage

Com a utilização de peças de segunda-mão, considera-se que decorar no estilo vintage não exige acabamentos refinados e a busca da perfeição, mas sim uma combinação de itens de estilos variados, inclusive de épocas anteriores aos anos 40 e 50, além de peças herdadas pela família ao longo dos anos.

O vintage surgiu como consequência da segunda guerra. Neste perído, era comum arrumar e consertar pertences e objetos da casa, valorizando então trabalhos com patchwork e crochê na decoração e confecção. Muito do que era produzido era feito a mão e tudo que pudesse ser aproveitado seria.

Para decorar sua casa no estilo vintage, não é preciso gastar muito. Vale a pena conferir bazares, feiras e lojas de antiguidades. Neste caso, não há necessidade de se preocupar se os objetos tiverem sinais de uso de muitos anos, na verdade, é isto que dá às peças todo seu charme.

Aposte nas cores em tons pastel, cores suaves que remetem ao “antigo e usado” – nada muito colorido ou com cores muito fortes. As estampas de flores podem e devem ser utilizadas, especialmente as estampas de rosas, ao escolher itens para decorar sua casa. Uma forma de deixar qualquer ambiente retrô é aplicar papel de parede com estampas florais.

Outros acessórios que complementam a este tipo de decoração incluem toalhas de mesa, almofadas, e tecidos bordados e rendas. Invista nas peças de cerâmica como jogos de bule e xícaras e também os vasinhos com flores para dar ainda mais charme a sua casa. A cozinha é ainda mais fácil de ser decorada; seja com cestas de ovos e objetos em formato de vaquinha e cupcake ou com estampas florais nos aventais e panos de prato.

Um item que é indispensável na decoração vintage é a cristaleira, nela você pode colocar todo tipo de item antigo como bules, caixas estampadas, bonecas de porcelana, objetos herdados da família e telefones ou máquinas fotográficas antigas e vitrolas. Estes armários podem ser reformados se necessário, pintados com cores como rosa, azul ou amarelo claro e depois podem ser lixados nos cantos para dar o toque vintage, podendo decorar salas ou até mesmo quartos.

Vale ressaltar que vintage e retrô são estilos semelhantes, mas tem suas diferenças. Enquanto o vintage se refere à reutilização de peças antigas, o retrô se refere à objetos novos e modernos porém inspirados em outas épocas. O que possibilita, por exemplo, que você tenha objetos do século XXI, como um frigobar, por exemplo, inspirado nas geladeiras antigas.

Uma dica é misturar os dois estilos para compor uma decoração ainda mais rica, misturando objetos antigos – vintage – e objetos novos com inspiração retrô.