Decoração ecológica

Usando a criatividade e materiais reproveitáveis você deixa sua casa bonita e contribui com a diminuição do impacto ambiental

Por Andressa Dias
Atualizado em 23/01/2012 10:20

decoracao ecologica Decoração ecológica

Já pensou poder contribuir ainda mais com a conservação do meio ambiente na sua casa? Além de tudo que já sabemos que pode ser feito em casa para ter uma atitude mais “verde” com o mundo, como separar o lixo e gastar apenas o necessário de água e eletricidade, outra alternativa deixar sua casa mais bonita é apostar em uma decoração ecologicamente correta.

A decoração ecológica depende apenas da sua criatividade para ficar legal. Comece pelo exterior da casa, capriche no seu jardim e se não tiver um espaço verde em casa, ornamente ambientes como sala, cozinha e banheiros com vasos de flores decorados com materiais reutilizados.

Você pode aproveitar pneus velhos e pintá-los de diferentes cores para usar como vasos, dando um toque irreverente ao seu quintal. Ao escolher as plantas, procure sempre saber de onde vêm e se são orgânicas para valorizar atitudes corretas em relação ao ambiente.

Os objetos de decoração ecológica podem ser feitos com materiais que não estão sendo utilizados em sua casa. Recorte caixas de papelão em pequenas formas geométricas e inove criando painéis para exibir fotos em alguma parede vazia. Faça seu próprio papel de parede com retalhos de diferentes materiais como tecidos e papéis mais espessos, coloridos, estampados. Enfim, como sua criatividade e bom gosto mandar.

Decore caixas velhas de madeira com pintura, desenhos. Reúna a família e criem novos objetos a partir de outros que foram deixados de lado. Caixas sempre acabam se acumulando nas casas e mesmo as de papelão podem ser usadas na decoração. Até rolos vazios de papel higiênico, quando dobrados adquirem o formato de uma folha de árvore e podem ser combinados para deixar as paredes da casa mais bonitas.

Garrafas de vidro não retornáveis também podem ser usadas para decorar ou delimitar pequenos espaços. Preencha-as com líquidos coloridos ou outros materiais como tampinhas e pequenos objetos, aproveitando assim outros materiais que iriam para o lixo. Reaproveite velhos bules e panelas transformando-os em vasos para plantas ou como porta-utensílios de cozinha.

É essencial que para decorar ecologicamente sua casa, você procure conhecer a origem de objetos novos que adquire e comprar apenas os que não prejudicam o meio ambiente. Além disso, antes de comprar qualquer objeto decorativo, analise se é realmente necessário comprar um novo ou se pode conseguir fazer aquela decoração a partir de objetos que você já possui. Aproveite tudo que você tem em casa para decorar e contribua com a diminuição do impacto ambiental.