Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Cursos online grátis para turbinar a carreira

Saiba como conquistar ascensão profissional sem sair de casa

em 07/03/2014

Foto: Thinkstock

Com o mercado de trabalho cada vez mais disputado, manter-se atualizado na área de atuação é fator imprescindível para a estabilidade profissional. Cursos profissionalizantes, especializações, cursos de língua estrangeira ou pós-graduações são ótimas formas de aumentar sua produtividade do trabalho.

Para quem busca ganhar alguns pontos no currículo, aumento salarial ou mesmo uma tão sonhada promoção de cargo, uma ótima opção são os cursos a distância. Com a praticidade de estudar sem sair de casa, os cursos online propõem um meio eficiente de aprendizagem com a comodidade de poder assistir a vídeo-aulas e fazer exercícios práticos no próprio computador.

Segundo a gestora em Recursos Humanos Roberta Fulukava, cursos online são uma ótima opção a quem busca alavancar a carreira.

“Os cursos a distância ajudam na formação profissional de forma facilitada, otimizando o tempo do aluno. É possível se especializar e se aprimorar em áreas específicas, aumentando o conhecimento e ampliando o leque de ofertas de empregos com melhores salários e cargos específicos”, afirma a especialista.

A escolha do curso

Há diversas opções de cursos, e a escolha deve ser compatível com suas necessidades. Confira algumas opções:

Buscar aprimoramentos na própria área de atuação. Caso almeje se especializar na profissão que já exerce, você pode se beneficiar dos cursos online relacionados à sua área, como uma especialização ou pós-graduação.

Nova profissão. Esta é uma boa idéia para quem está desempregado ou descontente no trabalho. Procure cursos que estejam ligados a suas áreas de interesse. Por exemplo, quem gosta de cozinhar, pode procurar um curso de culinária. O mesmo serve para cursos de corte e costura, artesanato, entre outras opções. Cursos de empreendedorismo também são ótimos a quem pretende abrir o próprio negócio.

Cursos de línguas. O conhecimento em línguas estrangeiras é importante a praticamente todas as profissões. Um curso de inglês online pode ajudar a turbinar o currículo e dar uma força para conseguir a vaga que tanto almeja.

Instituições que oferecem cursos gratuitos

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece cursos online gratuitos na área de finanças pessoais, sustentabilidade, empreendedorismo, entre outros.

O Grupo iPED oferece uma lista extensa de cursos online grátis, como ligados à área de Administração, Finanças, Informática, Música, Iniciação profissional, cursos preparatórios para concursos e muitos outros.

O SEBRAE também oferece cursos grátis na área de empreendedorismo.

Estudando em casa

Um fator de extrema importância para a realização de um curso online bem-sucedido é o empenho do aluno. Confira abaixo algumas dicas para otimizar seus estudos em casa:

  • Delimite horários. Não é fácil conciliar família, amigos, trabalhos e cursos. Por isso, reserve um espaço em sua rotina para garantir o momento de estudos diariamente.
  • Encontre um local silencioso e organizado para estudar. Em casa, é fácil se distrair. Por isso, procure assistir às aulas onde não haja interferência de outras pessoas.
  • Aproveite todos os recursos oferecidos pelo curso, como atividades complementares, plantões, e e-mails para tirar dúvidas.
  • Por fim, e mais importante: comprometa-se. Não se permita adiar as aulas ou pular algum trabalho. Um curso deve ser levado tão a sério quanto um curso presencial.

Pesquise as diversas opções de curso e escolha qual ou quais quer fazer e invista na sua carreira sem precisar gastar dinheiro, apenas dedicando seu tempo e esforço ao curso.

Comentários
Dicas relacionadas