Cuide bem dos seus cosméticos

Saiba como evitar danos aos seus produtos cosméticos e aprenda a conservá-los por mais tempo

Por Andressa Dias
Atualizado em 11/10/2013 14:29

cuide bem dos seus cosmeticos Cuide bem dos seus cosméticos

Nós mulheres adoramos maquiagem, perfumes, esmaltes. Porém, sabemos que adquirir esses produtos pode custar um valor alto então é importante que eles durem pelo menos um tempo razoável. Mas para que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados no manuseio e armazenamento desses produtos, confira.

Dicas para conservar produtos de beleza

  • Não exponha seus cosméticos ao sol ou a altas temperaturas;
  • Evite colocar produtos demais na nécessaire, pois eles podem se chocar e quebrar dentro dela;
  • Tome muito cuidado ao manuseá-los para evitar que caiam no chão e quebrem, pois nem sempre é possível consertar os danos causados pela queda;
  • Fique atenta à data de validade de seus cosméticos – se algum deles estiver com a cor ou o cheiro diferentes, este produto deverá ser descartado;
  • Por fim, não armazene seus cosméticos no banheiro, pois a umidade pode danificar os produtos – prefira locais arejados e limpos.

Batom

Para que seu batom dure mais tempo é importante tomar alguns cuidados. Um dos pontos principais é sempre deixar o batom guardado de maneira protegida e firme, para que a tampa não abra e o batom estrague, suje ou quebre.

Feche sempre o seu batom após o uso, pois o contato com o ar pode causar oxidação. E se você estiver com algum problema ou alergia nos lábios não aplique o produto.

Se o seu batom ficar seco, corte a ponta com uma faca ou estilete desinfetado e use normalmente.

Rímel

O rímel pode durar bastante tempo, especialmente se você o usa apenas nos fins de semana, por exemplo. Porém, para poder aproveitar esse produto por todo o tempo que ele durar é preciso deixa-lo sempre bem fechado e não deixar muito tempo aberto nem durante a aplicação – assim você evita que ele seque. Para que ele feche melhor, limpe sempre sua borda onde ficam os restos de rímel.

Se mesmo com esses cuidados seu rímel ficar seco, você pode amolecê-lo pingando duas gotas de soro fisiológico.

Maquiagem em pó

As maquiagens em pó compacto ou soltas merecem muito cuidado. Deve-se mantê-las longe da água e tomar toda a precaução possível para não quebrá-las ou trincá-las.

Se a embalagem quebrar e o produto se espalhar, coloque o pó de volta na embalagem, pressione-o com a ajuda de um guardanapo de papel e depois pingue uma ou duas gotas de álcool para formar uma pasta. Feito isso, é só deixar aberto e esperar secar.

Lápis de olho

O lápis de olho precisa ser guardado em um lugar firme para que fique protegido. Assim, você evita que ele se quebre. E se o seu lápis ficar muito seco, a dica é cortar a ponta seca e usar o resto e se ficar muito mole, basta deixar por alguns minutos no congelador e ele estará pronto para o uso novamente.

Pincéis de maquiagem

Para conservar seus pincéis é essencial lavá-los a cada 15 dias com shampoo neutro e deixa-los secar em local arejado. Para ajudar a retirar a maior parte da água você pode usar toalhas de papel. Guarde os pincéis apenas quando estiverem totalmente secos.

Perfume

Para que os perfumes mantenham seu aroma por mais tempo é necessário guardá-los em suas caixas originais na sombra em local arejado. Experimente armazená-los no guarda-roupa, assim ele fica cheiroso e seus perfumes melhor conservados.

Esmalte

Os esmaltes devem ficar sempre bem fechados, nunca ficando abertos por muito tempo. Além disso devem ser guardados na vertical. Após o uso, limpe os excessos que ficarem na tampa. Guarde-os em uma caixa apropriada e fique de olho na data de validade. Se eles ficarem duros, pingue duas gotas de óleo de banana para amolecer.

Cuide bem dos seus cosméticos e aproveite melhor esses produtos por mais tempo, economizando dinheiro e seu precioso tempo.