Cuidados com o uso de aquecedores no inverno

Saiba como deixar a casa quentinha nos dias mais frios sem colocar sua saúde em risco

Por Deborah Busko
Atualizado em 01/08/2013 13:41

cuidados aquecedores inverno Cuidados com o uso de aquecedores no inverno

Com a chegada do inverno, aumenta a procura de aquecedores para deixar o ambiente confortável e quentinho. Mas para usar o aparelho sem causar danos à saúde, é preciso bom senso e alguns cuidados.

O aquecedor elétrico é que causa menos danos à saúde e o aquecedor a óleo pode poluir o mesmo ambiente da mesma forma que um aparelho de ar condicionado com o filtros sujo. Já os aquecedores a gás e os aquecedores de água são os que pedem uma dose extra de atenção, pois podem provocar incêndios se as recomendações do fabricante quanto ao uso não forem respeitadas.

Estes modelos de aquecedores consomem oxigênio e por isso devem ter termostato, um dispositivo que desliga o aparelho quando atinge temperaturas elevadas.

Na temporada de baixas temperaturas, é comum que o ar fique mais seco e geralmente, os aquecedores são colocados em ambientes fechados para que sua eficiência não se perca.

O problema é que o uso de aquecedores pode diminuir ainda mais a umidade do ambiente, causando desconforto ao nariz e à garganta e agravando doenças respiratórias comuns nesta época, como asma, rinite e sinusite. Uma dica para amenizar estes incômodos é colocar uma bacia com água no cômodo em que o aquecedor estiver ligado.

No caso dos aquecedores a gás, o recomendado é sempre manter uma janela aberta durante o uso. Isso porque ligar o aparelho em um ambiente sem ventilação pode provocar intoxicação por monóxido de carbono, com riscos sérios de lesão cerebral ou morte.