Cuidados com a secagem das roupas

Caprichar até mesmo na hora de pendurar as roupas pode garantir maior conservação das peças

Por Andressa Dias

cuidados com a secagem das roupas Cuidados com a secagem das roupas

Costumamos nos preocupar muito com a lavagem das roupas e os cuidados que devemos tomar durante o processo todo. Pequenos descuidos podem danificar ou manchar as roupas. Entretanto, a segunda parte do processo de limpeza das roupas também deve ser feita com cautela.

Cuidados na hora de colocar as roupas para secar pode evitar manchas e aquelas rugas impossíveis de tirar ao passa-las. Sendo assim, confira as dicas a seguir e capriche também na hora de colocar as peças para secagem.

Após a lavagem, antes de estender a roupa no varal, tente esticar a peça dando a ela seu formato original, como o formato de quando está passada. Por exemplo, as camisas e camisetas podem ser chacoalhadas até perderem as rugas maiores e ficarem no formato normal.

Quanto às calças, sugere-se puxar e “bater” as pernas para desenrugar. Esse cuidado garante maior facilidade e rapidez na hora de passar a roupa, você vai perceber que muitas delas nem precisarão ser passadas.

Ao estender, prefira colocar suas roupas para secar à sombra. Assim como as peças brancas podem ficar amareladas ou manchadas, as peças com cor podem desbotar, perdendo sua beleza e diminuindo seu tempo de conservação.

Quando for pendurar as peças no varal, tome cuidado ao colocar o pregador na roupa. Escolha um local onde a marca não ficará evidente ou não será difícil de tirar passando com o ferro. Prefira também estender a roupa de maneira que ela fique mais livre para secar. Por exemplo, não pendure toalhas de banho dobradas e sim estendidas e com pregador nas duas pontas.

Outra dica para facilitar a vida de quem lava sua própria roupa é estender camisetas, blusas e camisas diretamente em um cabide. Desta forma elas secam mais rapidamente e com menos rugas. Se forem peças que não precisam passar muito, usando esta técnica é possível que nem seja necessário passa-las.

Dicas de secagem para cada tipo de tecido

Algodão: Roupas de algodão podem ficar amassadas com facilidade, sendo assim prefira pendurá-las na melhor posição para evitar que isso aconteça. Apesar de serem mais resistentes, as peças em algodão devem ser secadas preferencialmente à sombra.

Tecidos sintéticos: Por serem mais resistentes, estes tecidos podem ser pendurados no varal na vertical sem que as peças se deformem. Entretanto, sugere-se secagem à sombra.

Seda: Peças em seda devem ser secadas à sombra e penduradas com extremo cuidado. Não use pregos de madeira para não danificar os fios de seda. Prefira pendurar usando pregadores de plástico e cabides.

Lã: As peças de lã são sensíveis e se deformam com facilidade quando penduradas na vertical, por isso, o ideal é deixa-las estendidas na horizontal à sombra em um local com grande ventilação.

Couro: Roupas de couro devem ser secadas à sombra e em posições que não deixem o material desajeitado. Jaquetas, por exemplo, devem ser penduradas direto no cabide. Lembrando que se a roupa de couro secar torta será muito difícil desamassá-la.

Seguindo as dicas você poupa trabalho na hora de passar as roupas e ainda de quebra economiza energia elétrica. Outro benefício de tomar cuidado ao estender a roupa para secar é que a sua conservação se prolonga por mais tempo.